SIMES | Notícia
Simes

Notícias

FENAM e Federação Brasileira de Hospitais estabelecem pauta conjunta em relação à planos de saúde


19/03/2015
FENAM

Foto:Valéria Amaral

A defesa intransigente dos direitos da população. Esse foi o objetivo da reunião nesta quarta-feira (18), em Brasília, que estreitou os laços da Federação Nacional dos Médicos (FENAM) e da Federação Brasileira de Hospitais (FBH).


De acordo com o presidente da FENAM, Geraldo Ferreira, a ideia é criar uma aliança conjunta em defesa dos direitos humanos da população. “A luta isolada dos médicos ou dos hospitais pode não surtir o mesmo efeito do que uma luta conjunta das entidades. O objetivo da nossa visita é buscar uma defesa intransigente dos direitos da população”, explicou.


Para o assessor da FBH, Roberto Velasco, a entidade está preocupada com a política de fechamento de vários hospitais e leitos, principalmente por problemas econômicos. “Nós temos muitas dificuldades de internação e, hoje em dia, em cidades grandes como o Rio de Janeiro, é quase impossível você conseguir internar um paciente pelo plano de saúde pela absoluta falta de leitos”, alertou.


As duas federações acertaram a realização de uma agenda positiva em conjunto para discussão dos problemas da área hospitalar e dos médicos, na tentativa de conciliar um documento único, mais efetivo, para posteriormente entregar ao governo, as operadoras de saúde e à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), contendo propostas para melhorias na área médica, hospitalar e no atendimento à população.


Para o diretor de Comunicação da FENAM, Jorge Darze, a aproximação com a área hospitalar é importante tanto para os médicos, tanto para os hospitais, pois ambos são prestadores de serviços. “Nós ficamos muito satisfeitos que a FBH buscou esse contato. Eu acho que a FENAM daqui para frente deverá fortalecer essa unidade das entidades na perspectiva de que possa trazer futuramente resultados favoráveis. É uma obrigação mantermos um diálogo permanente”, enfatizou