SIMES | Notícia
Simes

Notícias

CAP FENAM luta por políticas de saúde de qualidade e retorno das gratificações dos médicos federais


04/09/2015
André Gobo


Foto: Arquivo

A Comissão de Assuntos Políticos da Federação Nacional dos Médicos (CAP FENAM) realizou extensa agenda de atividades em Brasília, nos dias 31 de agosto, primeiro e dois de setembro.

OIT – A pedido do presidente da FENAM, Otto Baptista, a CAP FENAM contatou o escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e solicitou reunião com o diretor adjunto da entidade no Brasil, Stanley Gacek.

LDO – A CAP FENAM realizou novo encontro com a presidente da Comissão Mista de Orçamento, senadora Rose de Freitas (PMDB-ES), para tratar do retorno das gratificações para os médicos federais por meio da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

MTE – A CAP FENAM também realizou agenda no Ministério do Trabalho e Emprego para requisitar celeridade na resolução das demandas feitas pela entidade.

Médicos Federais – A CAP FENAM participou de encontro que o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), promoveu com membros de centrais sindicais. Cunha autorizou a criação de uma Comissão de Trabalho que irá tratar do financiamento da atividade sindical.

MNNP-SUS – A FENAM participou também da Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS. Foi debatida a maneira de se instituir as diretrizes da agenda nacional para trabalho descente para os trabalhadores do SUS. Segundo a OIT, o trabalho descente necessita de respeito aos direitos fundamentais, liberdade sindical e direito de negociações coletivas, entre outros. A FENAM debateu e fez emendas ao documento que será levado para o Conselho Nacional de Saúde (CNS) para ser protocolado.

MNNP-SUS II – Outra vitória da CAP FENAM foi a inclusão da entidade no grupo de trabalho que monitora a MNNP. É o grupo que pensa as políticas políticas a serem colocadas na mesa. A FENAM participará da próxima reunião do grupo nos dias 21 e 22 de outubro em Brasília.

As ações foram fruto do presidente da CAP FENAM, Eglif de Negreiros.