SIMES | Notícia
Simes

Notícias

Simes denuncia município de Viana ao Ministério Público


04/09/2012
Comunicação Simes   |   Whilzi Gonçalves

Falta de responsável técnico pelo Pronto Atendimento, poucos leitos e falta de separação por sexo, banheiros em condições precárias, iluminação e climatização inadequados, falta de material de trabalho e armazenamento irregular do lixo contaminante são apenas alguns dos motivos que levaram o Sindicato dos Médicos do Espírito Santo (Simes) a denunciar o município de Viana ao Ministério Público Estadual.

No texto da denúncia encaminhada ao Procurador de Justiça Dr. Fernando Zardini consta o detalhamento de todas as irregularidades vividas pelos profissionais e pelos cerca de 380 pacientes atendidos diariamente no Pronto Atendimento de Viana.

Diante das denúncias e do relatório técnico de fiscalização que o Conselho Regional de Medicina (CRM) fez no PÂ de Viana em janeiro de 2012, o promotor de Justiça que acompanha o caso, Dr. Marcos Pereira,abriu um procedimento investigatório e está ouvindo testemunhas e juntando provas para dar um basta no caus que está instalado no município de Viana.

De acordo com o advogado dos Sindicato dos Médicos do Espírito Santo, Dr. Luiz Télvio Valim, o fato do MPE atentar para a denúncia que o Sindicato fez já é uma vitória significativa para a população que é atendida pelo sistema de saúde em Viana. “O Simes está cumprindo seu papel institucional que o é o defender não só a categoria, mas o cidadão contribuinte que paga seus impostos e que é o sujeito, pela Constituição Federal, de toda a atenção que o estado deve dar a sua saúde. Isso representa uma parceria do Ministério Público com o Sindicato na fiscalização e no cumprimento das leis”, disse Dr. Valim.

Se as denúncias forem comprovadas, o gestor municipal, além de responder por improbidades administrativas pode perder seus direitos políticos, ressarcir ao erário e ainda de responder cível e criminalmente pelos seus atos na gestão da saúde no município de Viana.