SIMES | Notícia
Simes

Notícias

Secretário de Saúde admite carência três mil de leitos hospitalares no Estado


29/09/2012
CBN Vitória

Um dos principais problemas da saúde pública no Espírito Santo está na falta de leitos hospitalares para atender a demanda da população. Essa carência de vagas chega a cerca de três mil leitos, conforme disse o secretário estadual da Saúde,Tadeu Marino, durante sessão desta terça-feira (25) na Assembleia Legislativa. O secretário justificou ainda que os acidentes no trânsito contribuem para sobrecarregar os hospitais do Estado.

“As motocicletas são campeãs em acidentes. São acidentes graves, com politraumatismo, e o paciente tem que ter atendimento multidisciplinar, tem uma longa permanência hospitalar e tem um custo muito alto”, revela.

Para tentar resolver o problema da superlotação em locais como o Hospital São Lucas, Tadeu disse aos deputados estaduais que o governo está terminando a construção do hospital Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, e a reforma e duplicação do novo São Lucas, em Vitória. As obras devem ficar prontas no primeiro semestre de 2013. Estes dois hospitais irão oferecer 700 leitos hospitalares e 120 vagas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

De acordo com o secretário da Saúde, o governo do Estado também emprega, por ano, R$ 250 milhões em hospitais filantrópicos. Desse total, R$ 130 milhões são de recursos do Tesouro Estadual. Ele disse também que no primeiro trimestre do ano que vem será assinada a ordem de serviço do novo Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória, que vai contar com 185 leitos.

Fonte: Rádio CBN Vitória (93,5 FM)