SIMES | Notícia
Simes

Notícias

Simes convoca assembleia no Hospital Infantil para discutir segurança e paralisação


29/08/2013
Comunicação Simes

O Sindicato dos Médicos do Espírito Santo vai realizar na próxima terça-feira (03/09) uma assembléia com os médicos do Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória (Heinsg) em Vitória para tratar do tema segurança e paralisação. A assembléia será realizada às 19h no auditório do Hospital.

Apesar de segurança ser uma solicitação antiga do sindicato dos profissionais de saúde que atuam na rede pública do Estado, o tema ganhou destaque na última semana quando bandidos invadiram o Hospital Infantil como objetivo de tentar matar um adolescente de 16 anos que estava sendo atendido.

O sindicato denunciou a insegurança ao Secretário de Saúde, ao Ministério Público Estadual, e à Secretaria de Segurança Pública solicitando mais policiamento na região, além de grades nos balcões e portas para rota de fuga e do botão do pânico. Mecanismo que, se acionado, comunica a polícia a necessidade de sua presença no local.

Os botões do pânico já são utilizados por mulheres vítimas de violência doméstica. Aquelas que possuem medidas protetivas contra homens agressores acionam o dispositivo ao se sentirem coagidas e a Polícia Militar é acionada.

De acordo com vice presidente do Simes, Dr. Luiz Baltazar, esses botões ficariam em locais estratégicos, o que aumentaria a segurança dos médicos e outros profissionais de saúde que atuam no Hospital. “Esta situação é uma afronta para o próprio Estado e prejudica toda a sociedade. Os botões ficariam com os plantonistas. As pessoas estão com medo de trabalhar, porque podem ser vítima de violência a qualquer momento”, disse.

Caso as reivindicações dos médicos não sejam acatadas, pode haver paralisação.