SIMES | Notícia
Simes

Notícias

Simes participa de reunião contra a violência na UBS Ulisses Guimarães


16/10/2015
Simes


Foto: Simes

O Sindicato dos Médicos do Espírito Santo participou, na presença de seu vice-presidente, Dr. Rogenir Roque, na tarde desta sexta-feira (16), de uma reunião na região da Grande Terra Vermelha, mais precisamente na Unidade de Saúde de Ulisses Guimarães. A reunião contou com a participação da Secretaria de Saúde de Vila Velha, líderes comunitários da região, funcionários da unidade de saúde, além policiais militares e da Guarda Municipal.

O que motivou a reunião foram os casos de violência que ocorrem com frequência na região. Recentemente, dois casos fizeram com que essa reunião fosse marcada com caráter de urgência. Um paciente deu entrada na Unidade após envolver-se em troca de tiros decorrente do tráfico e, com ele, a chegada de seu atirador, que foi à sua procura a fim de terminar o serviço.

Ainda, na mesma semana, um médico foi feito refém e teve seu celular roubado dentro do próprio carro, que só não foi levado devido ao GPS que poderia localizar o criminoso. A vítima, que preferiu não ser identificada, afirmou que conta com o policiamento frequente no local para que possa realizar seu trabalho com tranquilidade. ''A polícia não tem como estar em todos os locais ao mesmo tempo e, em caso de ameaças, sabemos que podemos acionar o 190 que uma viatura se apresenta no local. O problema é que nem todo crime é de ameaça. Quando o bandido vem para agir nós não temos segurança alguma.'', afirmou o médico que preferiu não ser identificado.

O capitão da 4ª Companhia do 4º BPM, Walter Francisco de Araújo, que esteve presente na reunião, reforça a importância da participação da população e dos funcionários para o bom funcionamento da Unidade de Saúde. ''É importante, primeiramente, lembrar que a realidade do local é de uma sociedade de risco. A segurança pública é um dever do Estado e, também, um direito e responsabilidade do cidadão, perante a constituição. Então é necessário que o civil ao perceber uma situação de risco acione o 190 o mais rapidamente possível, pois somente dessa forma temos chances de capturar os criminosos e prestar nosso serviço à população.'', afirmou o capitão.

Ao fim da reunião, ficaram esclarecidas 3 necessidades mais emergentes para que a Unidade tenha seu funcionamento mais próximo do ideal, conforme seguem abaixo:

- 2 visitas diárias de viaturas da Polícia Militar em horários a serem levantados pela gestão da UBS Ulisses Guimarães;
- Limitar o acesso da população, fragmentando e direcionando o atendimento;
- Reforçar a necessidade extrema de acionar o Ciodes o mais rapidamente possível através do 190.

Ainda, o Sindicato deu sua contribuição para o reforço da segurança no local. O vice-presidente, Dr. Rogenir Roque, sugeriu que as câmeras de videomonitoramento já existentes em alguns locais no interior da unidade fossem instalados em sua totalidade, abrangendo pontos de entrada e saída da unidade, assim como em seu interior. Além de reforçar a implantação do botão de pânico para os servidores da área da saúde, uma das bandeiras do Sindicato.