Sobre

Comunicação


Médico gasta menos se seguir as orientações do Simes
17/02/2016 - 15:59

Foto: Agência Porém

Fevereiro é o mês em que o médico deve realizar o pagamento da Contribuição Sindical, em todo o Brasil, referente ao ano em exercício. O profissional da saúde em solo espírito-santense gastará menos dinheiro de impostos caso siga as orientações do Sindicato dos Médicos do Espírito Santo e, ainda, evitará a dupla cobrança.

O Simes busca conscientizar o colega médico para que, em fevereiro, tudo ocorra da maneira mais positiva possível. Para isso, qualquer médico, independente se autônomo, estatutário ou ''celetista'' deve acessar o site do Simes para tirar suas dúvidas em relação à Contribuição Sindical de 2016.

Caso o colega médico opte por seguir outro caminho, como o desconto em folha por parte do empregador, há possibilidade de cobrança indevida, de valor superior ou até mesmo um valor que não seja condizente com o estipulado para os médicos que trabalham em solo capixaba, gerando danos para o próprio médico, como inadimplência ou dupla cobrança.

O imposto vence no dia 29 de fevereiro de 2016. Após realizar o pagamento dessa cobrança sindical, o profissional deve apresentar o comprovante no setor de recursos humanos/pessoal no seu local de trabalho, evitando assim, a citada dupla cobrança e garantindo, dessa forma, que a sua contribuição seja, de fato, realizada corretamente e revertida para a entidade que representa a sua categoria.

Se o colega médico possui mais de um vínculo de emprego é necessário que apresente este mesmo comprovante em todos os setores de recursos humanos a seus respectivos empregadores, a fim de evitar, então, os transtornos de cobranças indevidas e duplicadas.

O valor estipulado em R$ 299,00 pelo Simes foi aprovado em assembleia realizada no dia 4 de janeiro. A Contribuição Sindical é um tributo obrigatório, previsto no artigo 8º, IV, da Constituição Federal e regulamentada pelos artigos 578 a 591 e seguintes da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT).