Sobre

Comunicação


Médicos conseguem reanimar cérebro em coma com ultrassom
12/09/2016 - 14:15

Foto: Imagem de Internet

Conforme notícia da Revista Veja, em um feito inédito, médicos americanos conseguiram reanimar o cérebro de um paciente que estava em coma com a ajuda de um ultrassom. De acordo com um estudo publicado recentemente na revista científica Brain Stimulation, o homem de 25 anos teve um ''incrível progresso'' após receber o novo tratamento de reanimação cerebral.

A técnica, não invasiva, consiste na utilização de um aparelho de ultrassom que emite pulsações de baixa intensidade para agitar neurônios. Conforme informações, as ondas sonoras são direcionadas para o tálamo – parte do cérebro responsável pelo processamento de informações e por funções como regulação de consciência, sono e estado de alerta – e tem como objetivo diminuir a espera por uma reação do paciente ao ''despertá-lo''.

''É quase como se estivéssemos reiniciando a função dos neurônios. Até agora, a única maneira de conseguir isso era um procedimento cirúrgico arriscado conhecido como estimulação cerebral profunda, em que eletrodos são implantados diretamente dentro do tálamo. A nossa abordagem visa diretamente o tálamo, mas não é invasiva.'', explicou Martin Monti, professor de psicologia e neurologia da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), nos Estados Unidos e principal autor do estudo.

Ainda de acordo com o autor, a técnica evita os chamados distúrbios de consciência, como o estado vegetativo ou estado minimamente consciente, que podem causar danos cerebrais severos.