Sobre

Comunicação


NOTA DE REPÚDIO: SIMES repudia processo seletivo de Baixo Guandu
19/09/2023 - 11:42

O Sindicato dos Médicos do Espírito Santo (Simes) manifesta repúdio ao que acredita ser um grande ataque contra a classe médica capixaba: o processo seletivo lançado pela Prefeitura Municipal de Baixo Guandu através do Instituto de Desenvolvimento Social, Gestão e Tecnologia (IDESG).

Como entidade representativa dos profissionais médicos capixabas, o Simes tem obrigação de lutar por melhores condições de trabalho em todos os municípios do estado, independente do formato ou modelo de contratação, nos âmbitos público e privado.

O que acontece nesse processo de seleção em Baixo Guandu fere em muitos níveis o serviço médico e compromete o atendimento à população. O edital propõe ao profissional de medicina uma remuneração de R$ 1.875,62 para 20 horas semanais, valor indigno e ultrajante, inferior a dois salários mínimos. É importante lembrar que o piso salarial da categoria, fixado pela Federação Nacional dos Médicos (Fenam), é de R$ 18.709,99 mensais para essa mesma carga horária.

O profissional da saúde precisa ser respeitado e o Simes, lamentando profundamente a postura dos gestores públicos responsáveis pelo processo e cumprindo seu papel de entidade representativa da classe, apela para que os médicos não se inscrevam para disputar os cargos públicos em questão e informa que tomará as medidas cabíveis contra a administração municipal de Baixo Guandu.

"Além de uma afronta à classe médica, a atitude mostra que o empregador não pretende ser justo desde o início de sua relação com o empregado, uma vez que o descaso se dá já no momento da contratação", reforçou o presidente do Simes, Dr. Otto Baptista.