Sobre

Comunicação


Simes reúne médicos da SESA com a o Secretário de Saúde e a SEGER
12/07/2016 - 14:59

Foto: Simes

O Sindicato dos Médicos do Espírito Santo reuniu-se com os médicos da Comissão de Negociação da SESA na última segunda-feira (04), junto aos assessores de assuntos sindicais da SEGER eu Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Oliveira, na sede da SESA. A reunião faz parte das negociações deliberadas em assembleia, que está em aberto, tendo como pontos de pauta o auxílio alimentação, a insalubridade, a revisão salarial, fixação da data-base, condições de trabalho, indicativo de paralisação e Piso Fenam.

O Secretário expôs, como dito nos últimos meses, que o Estado atravessa uma crise financeira e, portanto, pautas como revisão salarial e melhores condições de trabalho não tem previsão de serem resolvidas a curto prazo. Dessa forma, o grupo da Comissão de negociação cobrou as pautas de matriciamento e flexibilização da carga horária, adequando-a ao que recebem hoje os médicos do Estado. O Secretário, Ricardo Oliveira, pediu 15 dias para apresentar um posicionamento técnico das pautas tratadas em reunião, em relação aos médicos da SESA e 60 dias para os médicos do CRE de Cachoeiro.

Ainda, foram apresentadas novas propostas de contratação de médicos com especialidades diversas, uma possibilidade que agrada à categoria. O advogado do Simes, Télvio Valim, no entanto, cobrou dos gestores da SEGER e da SESA mais respeito aos médicos na hora de estabelecer os modelos de contratação, visto que o Estado não consegue manter o mínimo que o profissional médico precisa para trabalhar com dignidade. ''A categoria espera que o Governo do Estado encontre saída para que haja equidade e isonomia entre os médicos do quadro próprio e aqueles que prestam serviço por meio de O.S/Oscip e cooperativas. Posto que, da forma com que o serviço é prestado pelos médicos, nas suas diversas formas de contratação, criou-se um paradigma iníquo entre a categoria médica. Isso precisa ser corrigido urgentemente, conferindo justiça e dignidade aos médicos que prestam serviço para o Estado.'', afirmou Dr. Valim.

Após a reunião com o Secretário e os assessores, a Comissão de negociação da SESA tem um trabalho importante e de grande responsabilidade a ser feito. O Simes e a comissão se reúnem na noite desta terça-feira (05)para dar sequência às tratativas com o Estado. ''É um momento muito importante para o movimento. O grupo da Comissão tem todas as informações passadas diretamente pelos gestores do Estado, nas pastas da Saúde e de Recursos Humanos, e é com toda essa bagagem que os médicos devem passar para a categoria, com propriedade, as conclusões que foram tiradas da reunião para traçar novas estratégias.'', finalizou o Presidente do Simes e da Fenam, Dr. Otto Baptista.

Como exposto anteriormente, os médicos da comissão fizeram parte de toda a reunião e podem mobilizar a categoria, com todo apoio jurídico e representativo do Simes. A reunião com os gestores será discutida na noite de hoje entre a diretoria do Simes e os médicos da Comissão, às 19h, na sede do Simes e o que for definido será levado para Assembleia com toda a categoria, agendada para a próxima quinta-feira (07), às 19h, no auditório do CRM-ES.

A diretoria do Simes dá todo o suporte para o movimento da SESA e esteve presente na reunião com os gestores da saúde pública do Estado. Estiveram presentes o presidente do Simes e da Fenam, Dr. Otto Baptista, o vice-presidente do Simes, Dr. Rogenir Rodrigues e os diretores Dr. Leonardo Lessa, Dr. Moaci Guimarães, Dr. Eglif Negreiros, a Dra. Andrea Fiorini, além do advogado do Simes, Dr. Télvio Valim.