Sobre

Comunicação


Simes alerta necessidade de melhoria das estruturas antes do aumento de vagas
26/05/2023 - 10:27

O Sindicato dos Médicos do Estado do Espírito Santo (Simes), em posicionamento a respeito do avanço do Programa Mais Médicos, anunciado recentemente pelo Governo Federal, demonstra grande preocupação com a população e com os profissionais que assumirem postos de trabalho em unidades defasadas.

Nosso alerta reforça a falta de estrutura física nos locais onde serão abertas as vagas. As condições precárias para o exercício da medicina - falta de equipamentos, defasagem laboratorial, ausência de exames - transformam esse programa em uma manobra sem benefício real para a população que mais sofre em busca do atendimento à saúde e que ficará ainda mais desassistida.

Os profissionais da medicina dificilmente aceitarão assumir postos em locais de difícil acesso e que ferem a dignidade do trabalho médico. Os que assumirem estarão expostos a situações de risco grave.Confira em nosso instagram

Além disso, caso médicos brasileiros não se interessem em ocupar vagas em locais com condições verdadeiramente indignas de trabalho, o governo poderá retomar o atendimento com trabalhadores da saúde estrangeiros sem comprovação de capacitação profissional e que não passaram pela prova do Revalida.

O Simes adverte que os profissionais formados no exterior precisam se submeter aos critérios brasileiros de comprovação e avaliação para o exercício da medicina. Uma das principais garantias da aprovação de médicos através do Revalida é a possibilidade deles serem fiscalizados pelos órgãos competentes. Quando isso não acontece, a sociedade fica desprotegida.

Assim, o Simes reitera a necessidade da classe médica se unir à população e exigir que além de postos de saúde com estrutura adequada para atendimento, os profissionais sejam comprovadamente capacitados para cuidar de todos.