Sobre

Comunicação


Diretoria do Simes se reúne com gestores da Secretaria de Saúde Municipal de Vitória
11/04/2023 - 12:18

A diretoria do Sindicato dos Médicos do Espírito Santo (Simes) se reuniu com representantes da Secretaria de Saúde do Município de Vitória nesta segunda-feira, dia 10.

O Simes reivindicou questões importantes para a classe médica e que possuem impactos diretos na qualidade do atendimento à população.

O Simes, representado pelo diretor Dr. David Abreu, colocou que é imprescindível solucionar questões de recursos humanos, visto que a falta de profissionais médicos é um problema recorrente em todo o país.

"Chamamos a atenção da secretaria de saúde para a importância de atuarmos dentro das nossas especialidades e limitações, a fim de evitar problemas legais relacionados à imperícia médica.", disse o diretor.

A atuação em especialidades não pertinentes à formação e treinamento adequados do médico pode levar a erros graves e colocar em risco a vida e a saúde dos pacientes. Além disso, essa prática pode resultar em processos jurídicos e expor os profissionais a punições severas.

"Por isso, é fundamental que cada um de nós se mantenha atualizado em relação à nossa área de atuação, buscando sempre aprimorar os nossos conhecimentos e habilidades em nossas respectivas especialidades, foi sugerido a secretaria a realização de cursos de capacitação para os médicos dos prontos atendimentos de Vitória.", completou o diretor Dr. David.

Por fim, foi levantada a necessidade de ampliação do acesso a tratamentos médicos especializados, a fim de evitar que pacientes esperem por tantos meses por consultas e exames, agravando, assim, o quadro clínico existente.

Os membros da Secretaria de Saúde de Vitória ouviram as reivindicações, que têm origem direta no apelo dos profissionais que atendem a população e se encontram sobrecarregados para exercer o serviço aos seus pacientes.

Na oportunidade, estiveram presentes a subsecretária de Atenção à Saúde de Vitória, Fabrícia Forza, o diretor do PA da Praia do Suá, Enrielton Chaves, e o assessor de Gabinete, Rodrigo Ronchi.