Sobre

Comunicação


Casos de agressões psicológicas e físicas contra profissionais de saúde capixabas estão crescendo na Serra.
22/03/2023 - 17:19

São inúmeros casos de abuso e assédio aos médicos durante o expediente de trabalho, todos devidamente registrados e documentados pelos profissionais do Hospital Materno Infantil da Serra, em Colina de Laranjeiras.

Na última semana do mês de fevereiro, durante seu plantão sobrecarregado, sem condições dignas de trabalho e duas baixas em sua equipe, uma médica, no cumprimento do seu dever com os pacientes, foi impedida de trabalhar devido a uma agenda política, que em princípio deveria ser a favor da população, mas acabou atuando contra.

A médica cumpria seu atendimento padrão à alta demanda, conforme ordem de prioridades e observando as urgências relacionadas à gravidade dos casos dos pacientes, quando o Deputado Estadual Pablo Muribeca (Partido Patriota) invadiu a unidade hospitalar criando desordem e instaurando uma situação caótica no local. Na ocasião, com uma conduta extremamente inadequada, o Deputado realizou gravações de vídeo no interior da unidade sem autorização das partes envolvidas, tanto de gestores quanto de pacientes presentes, em tom inquisitório, acusando os médicos de negligência por uma suposta demora na internação de paciente gestante. Os atos de coação e desrespeito aos profissionais de saúde resultaram em momentos de pânico e prejuízo aos pacientes, levando a única profissional presente a interromper o fluxo de atendimento para atender o desejo exclusivo do Deputado, que julgou a sua demanda mais urgente que os problemas de saúde vividos pelos pacientes na unidade hospitalar.

Os fatos foram devidamente registrados perante autoridades competentes por meio de Boletim Unificado, lavrado pela médica. Essa não é a primeira ocasião em que o Deputado Estadual assedia profissionais da saúde capixabas, sem saber da real situação da unidade hospitalar e dos problemas de gestão que os médicos enfrentam junto aos pacientes. O centro cirúrgico dessa unidade estava sem água, houve falta de energia durante um período daquele plantão, além do desfalque de dois médicos na equipe.

Entendemos que o Deputado cometeu um caso claro de abuso de poder que deve ser punido com o rigor da lei, visto o prejuízo causado à médica e aos seus pacientes. "Por esse absurdo e desrespeito com a categoria médica, o Sindicato dos Médicos do Espírito Santo tomou providências encaminhando ofício a órgãos públicos do legislativo municipal e estadual, executivo municipal e judiciário, como o Ministério Público Estadual. Exigimos que o Deputado Pablo Muribeca seja acionado por todos esses órgãos e receba a devida punição e entendemos que a Assembleia Legislativa também deve tomar providências a respeito de sua conduta", afirmou o presidente do Simes, Dr. Otto Baptista.

Os profissionais da saúde merecem respeito! O Sindicato dos Médicos do Espírito Santo repudia os atos praticados pelo político, flagrado abusando do poder de seu cargo, e informa que tomará todas as medidas previstas em lei para conferir dignidade e respeito à médica vítima de assédio, bem como garantir à população uma prestação de serviço profissional e qualificada.