Sobre

Comunicação


Simes conquista Precatórios do Plano Bresser para servidores do ES: saiba como receber
25/10/2021 - 14:24

O Sindicato dos Médicos do Espírito Santo (Simes) anuncia uma grande vitória para a classe médica, conquistada após décadas de luta jurídica e sindical.

Os precatórios do Plano Bresser (processo n° 0135100-06.1992.5.17.0002) finalmente estão disponíveis para repasse a todos os profissionais contemplados na ação. Quase mil médicos que prestam serviços ao Estado (extinto IESP) receberão seus direitos trabalhistas após décadas de luta e empenho do Simes.

 Embora o Supremo Tribunal Federal possua entendimento contrário ao Plano Bresser, o Simes conseguiu garantir o pagamento das diferenças até a primeira data-base da categoria. 
Com essa vitória, agora restam apenas as etapas burocráticas para que os profissionais de medicina tenham esses recursos depositados em suas contas, conforme aponta o presidente do Simes, Dr. Otto Baptista.

"Por se tratarem de centenas de profissionais auxiliados pelo Simes a terem os seus direitos garantidos, o processo de pagamento terá que ser feito por etapas e em datas específicas. Isso acontece por questões que fogem ao controle da entidade sindical, tais como procedimentos bancários, sistemas automatizados e limites de transações diárias", afirmou.

Atualize seus dados com o SimesAssim, o primeiro passo para o recebimento desses recursos financeiros é a atualização das contas bancárias de cada médico contemplado na ação.

A partir desta segunda-feira (25), profissionais do sindicato entrarão em contato com todos os médicos que saíram vitoriosos para realizar essa atualização cadastral, além de reforçar esse procedimento por e-mail. "Não será possível o repasse nas contas em que os médicos recebem ou recebiam do Estado por se tratarem de contas-salário. Esses modelos de conta não que aceitam depósitos que não os do empregador", reforçou Dr. Otto.

O corpo de funcionários do Simes entrará em contato solicitando a documentação necessária para confirmação de uma nova conta para depósito desses valores.

"É importante lembrar ao médico, nesse momento, que nenhum dos nossos funcionários vai pedir que seja feito qualquer pagamento para desbloqueio desses recursos e, ainda, que os funcionários não terão acesso aos valores que cada médico tem a receber. Os contatos serão feitos única e exclusivamente para atualização cadastral das contas do recebedor. Estamos fazendo tudo para garantir a segurança do processo e evitar os golpes que têm sido frequentes em torno desse tipo de ação", lembrou o advogado do Simes, Dr. Télvio Valim. 

ATENÇÃO

Os pagamentos serão efetuados a partir do dia 03 de novembro, por ordem alfabética. Toda a logística dos pagamentos já está definida, de acordo com os sistemas bancários. Por isso, cada médico só terá acesso ao seu precatório no dia exato do seu depósito, conforme a tabela abaixo.Ordem cronológica dos pagamentos do Plano Bresser

O Simes festeja junto aos médicos servidores públicos do Espírito Santo essa conquista, que será exemplo em todo o Estado e também em nível federal.

"Uma vitória histórica para o sindicato, que vem lutando há décadas para que médicos servidores do Estado tenham os seus direitos garantidos, cumpridos e respeitados. Não se trata somente do valor financeiro que cada um desses médicos vai receber, mas também temos que exaltar a simbologia desse fato. A união da classe médica e todo o esforço do corpo jurídico e dos diretores do Simes nessa empreitada mostram que nós não entramos em nenhuma briga pra perder", afirmou o presidente.

"Nós escrevemos a história! Mostramos que a dignidade da medicina está acima de qualquer obstáculo ou gestão irresponsável. E mais uma vez, afirmamos: médico sindicalizado é médico representado", finalizou Dr. Otto Baptista.