Sobre

Comunicação


Simes repudia fala de vereador no município de Vitória
23/09/2021 - 17:34

O Sindicato dos Médicos do Espírito Santo (Simes) repudia veementemente a fala do vereador André Brandino a respeito dos atendimentos médicos no PA de São Pedro durante sessão da Câmara de Vereadores de Vitória realizada nesta quarta-feira (22).

Em seu pronunciamento, o vereador foi leviano ao relatar sua visita ao PA na última terça-feira (21) e sugerir que os médicos passaram a trabalhar somente após sua chegada ao local. Tal afirmação evidencia desconhecimento do que houve no PA na referida data e da realidade enfrentada diariamente pelos médicos na unidade ou, o que é pior, má-fé ao tratar o assunto de forma superficial por razões políticas. 

Caso quisesse abordar a questão com seriedade e cumprir bem seu papel de fiscalizador da administração municipal, o vereador teria buscado mais informações e chegado à raiz dos problemas referentes aos atendimentos no PA de São Pedro: falhas de gestão.

O Simes tem acompanhado de perto essas questões, que vão de falta de medicamentos a espaços físicos inadequados e insalubres, falta de profissionais e furos nas escalas de trabalho, o que prejudica o atendimento à população e sobrecarrega médicos. 

Na data citada pelo vereador Brandino, houve muito movimento na unidade e durante as últimas horas do plantão do dia a equipe médica trabalhou desfalcada devido a um furo na escala, o que gerou um acúmulo de pacientes aguardando atendimento. Esse fato é recorrente devido à insuficiência de médicos contratados para trabalharem no PA. 
 
Ao assumir o plantão às 19 horas, horário da troca, a equipe atendeu primeiramente os pacientes que estavam no corredor aguardando consultas de retorno. Por volta das 19h30, após atender a todos os que estavam no corredor, começaram a chamar pela tela os pacientes que aguardavam externamente. Esse momento coincidiu com a chegada do vereador ao local.

Há um mês o Simes se reuniu com a secretária de saúde de Vitória para cobrar providências da administração municipal quanto aos problemas que atingem diariamente médicos e pacientes no PA de São Pedro. É urgente a contratação de mais médicos para atuarem na unidade e a reformulação das escalas de trabalho.

Caso o vereador André Brandino tenha a real intenção de contribuir para que os atendimentos no PA de São Pedro sejam realizados com dignidade, tanto para pacientes quanto para médicos, ele se unirá à nossa luta, cobrando as devidas medidas aos responsáveis pela gestão da saúde no município.