Sobre

Comunicação


Iª Jornada Médica se encerra com projeção nacional online
23/09/2021 - 17:17


O Sindicato dos Médicos do Espírito Santo concluiu a Iª Jornada Médica: Os Sindicatos e os Desafios na Saúde no último sábado. O segundo dia de evento também foi um sucesso para as pretensões da classe médica em todo o país.

A programação seguiu firme com a palestra da Dra. Lucia de Sousa Aguiar, diretora de assuntos jurídicos da Fenam, com o tema "A atuação dos Sindicatos Médicos em seus estados".

Na oportunidade, a Dra. Lúcia contribuiu com um relato importante sobre os processos de associação do profissional médicos aos sindicatos espalhados pelo país.
 
A nossa Iª Jornada Médica teve uma adição importante em seu cronograma de palestras. O Dr. Ademar de Figueiredo Neto, Presidente do Sindicato dos Médicos de Governador Valadares foi inserido na programação para colaborar com sua experiência estadual e nacional.

O diretor de Formação Profissional, Residência Médica e Educação Permanente da Fenam falou sobre a atuação de sua comissão em todo o Brasil, além dos processos seletivos, direitos e responsabilidades dos residentes, além das dificuldades enfrentadas por residentes Brasil afora.

"É muito importante a classe debater sobre salários desde o momento de sua formação. Da mesma forma que o profissional médico tem dificuldade em conquistar o Piso Salarial da Fenam, os residentes também passam por grandes problemas, em alguns casos, sofrendo para arcar com moradia devido ao baixo valor das bolsas.", afirmou Dr. Ademar Figueiredo.Confira entrevista do presidente do Simes


Com esses destaques, aliados ao debate proposta no primeiro dia, os diretores e presidentes de sindicatos presentes, juntos a todos os outros profissionais com carreira sindical espalhados pelo Brasil que assistiram ao evento online, o Simes se despediu da Iª Jornada Médica.

"Esse debate que fizemos foi um grande estudo sobre o que funciona em cada estado, servindo como base de informação para o profissional médico recém formado entender a atuação dos sindicatos e entender como é essencial a nossa atuação na busca pela dignidade no serviço da medicina.", finalizou o presidente do Simes, Dr. Otto Baptista.