Sobre

Comunicação


Jornada reunirá sindicatos médicos de todo o Brasil em Vitória
14/09/2021 - 22:39



A Federação Nacional dos Médicos (Fenam), o Sindicato dos Médicos do Espírito Santo (Simes) e a Confederação Nacional dos Médicos (CNM) realizarão, nos dias 17 e 18 de setembro de 2021, em Vitória, no Espírito Santo, a Jornada Médica 'Os Sindicatos e os Desafios na Saúde', que reunirá representantes de sindicatos médicos de todo o Brasil.

Esse evento de magnitude nacional foi elaborado com foco no futuro da categoria médica sob a perspectiva da classe sindical e terá palestrantes capacitados para apresentar e debater a temática sob os pontos de vista jurídico, legal e de classe. O encontro será híbrido, com participantes presenciais e online.   

No primeiro dia de evento (17), na parte da manhã, teremos a palestra do Procurador-Chefe do Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo, Dr. Valério Heringer, que abordará o tema 'Sindicalismo e as Novas Relações de Trabalho'. 

Posteriormente, o presidente do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed RN), Dr. Geraldo Ferreira, discorrerá sobre 'Os Novos Desafios dos Vínculos Empregatícios Públicos e Privados'. 

Os debates terão sequência na parte da tarde com a palestra 'Conjuntura Atual da Saúde Pública e Privada no Brasil', com relato da experiência do Dr. Jorge Darze, diretor de Relações Institucionais e Sindicais da Fenam. Em seguida, o Dr. Márcio Bichara, diretor de Saúde Suplementar da Fenam, discorrerá sobre o tema 'Planos de Saúde x Médicos - Convergências e Divergências'.

Após um curto intervalo, haverá a palestra do Dr. Gustavo Martinelli, advogado, professor universitário e especialista em Direito Digital, Mestre em Direitos e Garantias Fundamentais. Seu tema para debate será 'LGDP: A Implementação de Política de Proteção de Dados Pessoais, com base na Lei 13.709/2018' e encerrará o primeiro dia de evento.

A Jornada Médica terá continuidade no sábado (18), com a palestra 'Atuação dos Sindicatos Médicos em seus Estados e a Nova Relação com os Associados', através da experiência da Dra. Lúcia Maria de Sousa Aguiar dos Santos, diretora de Assuntos Jurídicos da Fenam.

Em seguida, será realizada uma mesa-redonda entre convidados e palestrantes. Neste momento, os líderes sindicais terão um espaço para troca de conhecimentos sobre como recuperar o movimento médico e a arrecadação sindical, bem como para falar sobre as lutas dos sindicatos em cada estado, suas experiências locais de captação de novos sócios e melhorias na arrecadação.

O evento acontecerá no Hotel Comfort Suítes, localizado na Av. Saturnino de Brito, 1327, Praia do Canto, Vitória-ES e contará com as presenças de representantes de sindicatos convidados. Médicos sindicalizados poderão acompanhar toda a programação online pela plataforma Zoom, devendo solicitar o link de acesso com antecedência pelo e-mail comunicacao@simes.org.br.