Sobre

Comunicação


Pandemia Covid-19 – Orientações da Fenam
25/03/2020 - 15:46



Sindicatos e demais entidades médicas cobram das autoridades medidas e equipamentos adequados para a proteção do médico, que precisa permanecer saudável para cuidar da população

Neste período de combate à pandemia Covid-19, aumenta nossa responsabilidade na defesa dos colegas médicos que estão na ponta do atendimento.

Neste sentido, a Federação Nacional dos Médicos (Fenam), incentiva os sindicatos afiliados a orientar o médico com sinais de gripe a informar imediatamente a chefia e apresentar atestado médico para afastamento do trabalho. Conforme orientação do Ministério da Saúde, o prazo desse afastamento será de 14 dias.

Lembramos que os médicos com doenças crônicas, com imunodepressão, quem tem idade a partir de 60 anos e gestantes, que constituem grupos de risco mais suscetíveis a desenvolver os sintomas graves da doença, também precisam se proteger.

Eles devem apresentar relatório de seu médico assistente e atestado para afastamento do trabalho por incapacidade pelo prazo de 30 dias para a proteção de suas vidas e solicitar teletrabalho. Se for concedida essa alternativa, o afastamento poderá ser suspenso. Se não, o afastamento do trabalho deverá ser renovado enquanto durar a pandemia.

Com o reconhecimento da transmissão comunitária do Coronavírus pelo Ministério da Saúde, todo paciente passou a ser considerado suspeito de infecção. Portanto, a partir de agora, os médicos devem atender usando máscara N95, N99, PFF2 ou PFF3, luvas, óculos ou máscara facial e capote. O paciente deve usar máscara cirúrgica.

Além disso, médicos e demais servidores da saúde devem usar roupa privativa para o ambiente de trabalho e deixá-las na unidade de saúde e, assim, evitar transportar o vírus para casa.

É indispensável cobrar das autoridades a adoção de medidas e abastecimento adequado de equipamentos de proteção individual para preservar nossos colegas que se colocam na linha de frente de defesa da nossa população.

Vamos vencer a luta contra a pandemia Covid-19!

Texto : FENAM