Sobre

Comunicação


Informação e prevenção
17/03/2020 - 14:37

Foto: Internet

 

O decreto da Organização Mundial da Saúde de pandemia do novo coronavírus (Covid-19) reforça a necessidade de ampliar a informação sobre a doença.

Um dos grandes desafios tem sido combater as fake news. Para evitar a disseminação das notícias falsas o Ministério da Saúde disponibiliza o aplicativo Coronavírus – SUS. Também é possível esclarecimentos pelo site http://www.saude.gov.br/fakenews/coronavirus ou pelo Whatsapp (61) 99289-4640.

Qualquer cidadão pode enviar gratuitamente mensagens com imagens ou textos que tenha recebido nas redes sociais para confirmar se a informação é verídica, antes de compartilhar o conteúdo.

“Não é momento para pânico, mas é essencial que as medidas necessárias sejam aplicadas pelas autoridades e que a população colabore aplicando recomendações simples de prevenção e não repasse informações sem ter certeza de sua veracidade. Os médicos também têm papel importante e devem no seu dia-a-dia esclarecer seus pacientes sobre o assunto”, comenta o presidente da Federação Médica Brasileira (FMB) Casemiro dos Reis Junior.

Veja abaixo as formas de prevenção recomendadas pelo Ministério da Saúde:

* lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, ou usar desinfetante para as mãos à base de álcool quando a primeira opção não for possível;

* evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

* evitar contato próximo com pessoas doentes;

*  ficar em casa quando estiver doente;

* usar um lenço de papel para cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, e descartá-lo no lixo após o uso;

* não compartilhar copos, talheres e objetos de uso pessoal;

* limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Outros cuidados importantes são manter ambientes bem ventilados e higienizar as mãos após tossir ou espirrar.

Como agir em caso de suspeita da doença?

Pacientes com febre, tosse, falta de ar antes de procurar alguma unidade de saúde devem buscar orientação ligando para o número 136.

Fonte: Ministério da Saúde