Sobre

Comunicação


Governo do Estado anuncia projetos que vão valorizar servidores médicos
23/04/2019 - 17:19


O governador Renato Casagrande e o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, anunciaram, recentemente, um pacote de projetos de lei visando a modernização da gestão da saúde pública no Espírito Santo. Entre as propostas está também a valorização da classe médica, que terá remunerações extras para plantões de 12h e 24h. 

Para o presidente do Sindicato dos Médicos do Espírito Santo (Simes), Dr. Otto Baptista, o Sindicato vê com muita expectativa e satisfação as mudanças anunciadas, que são, sobretudo, conquistas da luta de anos da categoria médica. “O Governo se sensibilizou com a necessidade de melhoria da remuneração do médico plantonista servidor estadual.  É uma forma de respeito e também de valorização. Também é fruto de nossa luta; médico sindicalizado é médico representado”, afirmou. 

Ao todo, são cinco propostas que tratam de diversos temas, incluindo a  regulamentação do pagamento de indenização para o enfrentamento de demandas excepcionais, o que permitirá a convocação extraordinária para a realização de mutirões de cirurgias e exames, bem como para cobrir escalas de férias ou completar escalas de trabalho. 

Dessa forma, poderão ser preenchidas escalas desfalcadas de serviço de saúde por faltas injustificadas, por licença médica, vacância entre cargo público por processo seletivo. A mudança visa atender a demanda por profissionais em áreas que hoje possuem carência (pediatria, cirurgia geral, cardiologia, ginecologia, por exemplo).

Também haverá convocação remunerada de profissionais de saúde, que será voltada para profissionais da saúde aposentados do Estado, que poderão ser convocados diante de situações excepcionais ou de interesse público para a realização de mutirões de cirurgias, campanhas de saúde, enfrentamento de situações específicas de calamidade pública, entre outros casos. Os projetos foram entregues ao presidente da Assembleia Legislativa, Erick Musso, durante reunião no Palácio Anchieta.

Para Casagrande, o atual modelo de saúde está se esgotando e um novo modelo de gestão com foco na atenção primária e na formação de especialistas pode desafogar os hospitais, levando mais qualidade de vida ao capixaba. Já o secretário Nésio Fernandes afirma que as iniciativas são ousadas e refletem o perfil inovador do próprio governador.