Sobre

Comunicação


Novembro Azul: câncer de próstata é o segundo que mais atinge os homens
06/11/2018 - 18:59

O câncer de próstata é o segundo que mais atinge os homens, atrás apenas do câncer de pele (não-melanoma), segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), De acordo com a oncologista Caroline Tres, o diagnóstico precoce é a melhor forma de garantir bons resultados no tratamento. A chance de cura chega a 90%.

O Ministério da Saúde não recomenda nenhum tipo de rastreamento. E a Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que, a partir de 50 anos, os homens devem procurar um profissional especializado para avaliação individualizada e que homens de raça negra ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata devem começar com 45 anos. Os pacientes com mais de 75 anos só devem realizar exames de rastreamento quando a expectativa de vida for maior que 10 anos.

É muito importante, segunda a especialista, ficar atento também a alguns sinais. “Entre os sintomas do câncer de próstata, podem estar alterações na urina e dificuldades de manter a ereção”, pontua.

Para conscientizar sobre a importância da prevenção, foi lançada a campanha Novembro Azul, em 2011, pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, que desde 2008 promove iniciativas relacionadas a cuidados com a saúde.

A oncologista destaca que, entre as medidas preventivas, além dos exames periódicos, estão preservar uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos regularmente e evitar o cigarro.

O tratamento do câncer de próstata é realizado de acordo com o estágio da doença, sendo por cirurgia (o mais utilizado, em que normalmente se retira toda a próstata); radioterapia (usada nos casos em que a cirurgia é contraindicada); e o hormonal (usado para controlar a produção de hormônios que promovem o desenvolvimento da doença). “Em casos mais avançados são usadas as três intervenções”, explica Caroline Tres.

Fonte: ES hoje