Sobre

Comunicação


Médico brasileiro assume a presidência da Associação Médica Mundial (WMA)
09/10/2018 - 16:08

Foi com grande satisfação que a Federação Nacional dos Médicos recebeu a notícia da eleição do médico brasileiro Miguel Roberto Jorge para a presidência da Associação Médica Mundial (WMA- World Medical Association). Atualmente, o Professor Pós-Doutor em Psiquiatria ocupa o cargo de Presidente do Comitê de Assuntos Médico-Sociais da WMA, sendo também diretor da Associação Médica Brasileira (AMB). A partir deste mês, o médico irá presidir a Associação Médica Mundial, por um ano, como Presidente Eleito, depois, por mais um ano como Presidente (até outubro de 2020) e, no terceiro ano, como ex-Presidente Imediato.

Miguel Roberto Jorge foi eleito durante a Assembleia Geral Anual da WMA, realizada no último sábado (06/10), na cidade de Reykjavik, na Islândia, e que contou com a presença do presidente da AMB, Lincoln Lopes Ferreira, e dos diretores Eduardo Nagib Gaui e José Luiz Bonamigo Filho. Também integraram a delegação brasileira no evento, o representante do Junior Doctors, Nívio Lemos Moreira Junior, o conselheiro do Conselho Federal de Medicina (CFM), Jeancarlo Fernandes Cavalcante, e o presidente da Confederação Médica Latino-Ibero-Americana e do Caribe (CONFEMEL), Florentino Cardoso.

O novo presidente da WMA já foi diretor da Associação Mundial de Psiquiatria, diretor de Relações Internacionais da Associação Médica Brasileira, e membro do Painel de Especialistas em Saúde Mental e Abuso de Substâncias da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O paulista Miguel Roberto Jorge formou-se em Medicina, em 1976, na Escola Paulista de Medicina (EPM), onde fez também Residência Médica em Psiquiatria, Mestrado e Doutorado em Psicofarmacologia. Fez seu Pós-Doutorado no Departamento de Psiquiatria da Universidade de Pittsburgh (EUA), onde obteve, em 1996, o título de Livre-Docência em Psiquiatria Clínica na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Desde 1986, Miguel Jorge é Professor Associado do Departamento de Psiquiatria da EPM/UNIFESP, onde desenvolve diversas atividades de ensino, pesquisa, extensão e administrativas. Ocupou diferentes cargos na instituição e atualmente é o Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade.

(Fonte: AMB)