Sobre

Comunicação


Ministro da Saúde sinaliza avanços para pleitos das entidades médicas
11/09/2018 - 16:00

Nessa segunda-feira (10), o ministro da saúde, Gilberto Occhi, recebeu das mãos dos representantes das entidades médicas nacionais o relatório final do último Encontro Nacional das Entidades Médicas (ENEM). Estiveram presentes o Dr. Jorge Darze, presidente da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), o Dr. Carlos Vital Correia Lima, presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), e o diretor da Associação Médica Brasileira (AMB), Dr. José Luiz Dantas Mestrinho.

Durante o encontro, ficou acertado que, por meio de decreto do ministro, será criada uma comissão para representar as entidades médicas nacionais, com o objetivo de discutir as resoluções e a implementação das decisões do ENEM.

Resultado importante da audiência


Na ocasião, o presidente da FENAM aproveitou para falar com o ministro sobre a gratificação dos médicos federais. Occhi assumiu o compromisso de buscar a forma mais rápida para incluir  a correção do valor da gratificação dos médicos do Ministério da Saúde no Orçamento Federal de 2019. E, para isso, irá recorrer ao Ministério do Planejamento.

“Demos um passo importante nesta audiência, tanto no que se refere às deliberações do ENEM, quanto ao nosso pleito de solucionar a injustiça cometida com os médicos federais”, comemorou Jorge Darze.

O presidente do CFM, na oportunidade, entregou o documento produzido pelo Conselho, que apresenta dados sobre a demografia médica no Brasil.