Sobre

Comunicação


Ministro da Justiça recebe a FENAM e outras entidades médicas
05/09/2018 - 18:26

Nesta terça-feira (04), o presidente da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Dr. Jorge Darze, entregou ao Ministro da Justiça, Torquato Jardim, o relatório final do XIII Encontro das Entidades Médicas (ENEM), em audiência realizada na sede do órgão, em Brasília. Essa entrega segue a deliberação do ENEM de dar ciência sobre o seu relatório final a todos os ministros de Estado e aos candidatos à Presidência da República nas eleições de 2018.

O encontro contou com a presença do Dr. Carlos Vital Correia Lima, presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), da Dra. Francileide Paes, representante da Associação Médica Brasileira (AMB), e do estudante Pedro Henrique Souza Tavares, da Associação Nacional dos Estudantes de Medicina, que representou também a Associação Nacional dos Médicos Residentes.

Darze falou ao ministro sobre a importância do relatório do ENEM como retrato fiel da opinião dos médicos brasileiros no que se refere à área da saúde e ao exercício profissional do médico. Já Carlos Vital apresentou ao ministro a pesquisa feita pelo CFM sobre a situação médica no Brasil e a sua distribuição por estados.

Pedro Henrique, por sua vez, cobrou de Jardim que haja, por parte do governo, um tratamento melhor para os bolsistas. Isso porque, a Residência Médica tem uma carga horária de 60 horas semanais e recebe pouco mais que 3 mil reais, enquanto que o projeto Mais Médicos, que é uma outra bolsa paga pelo governo federal, tem carga de 40 horas semanais e remuneração de mais de 10 mil reais.
Neste programa, muitos são médicos estrangeiros ou brasileiros que fizeram curso no exterior, mas que não fizeram a revalidação do seu diploma. O estudante defendeu que valor pago pelo programa Mais Médicos seja estendido aos médicos residentes.

Fonte: Federação Nacional dos Médicos (Fenam)