Sobre

Comunicação


Setembro Amarelo alerta sobre o tratamento para a depressão
05/09/2018 - 16:39

Em 2015, o Conselho Federal de Medicina (CFM), a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Centro de Valorização da Vida (CVV) criaram o Setembro Amarelo, cujo objetivo é a prevenção do suicídio.

De acordo com as estatísticas, 32 pessoas tiram a própria vida diariamente no Brasil. Dessa forma, a campanha tem o objetivo de alertar sobre a importância do apoio profissional e familiar para tratar os casos de depressão. Segundo a Organização Mundial da Saúde, com esses cuidados, existe prevenção em mais de 90% dos casos.

O suicídio é considerado um problema de saúde pública, com índices de mortes superiores às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Apesar de números tão alarmantes, o assunto ainda é tratado como tabu, o que só colabora para o aumento dos casos, pois as pessoas, muitas vezes, não sabem que podem procurar ajuda.

Objetivos

O principal objetivo da campanha Setembro Amarelo é a conscientização sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e em todo o mundo. Para o Setembro Amarelo, a melhor forma de se evitar um suicídio é através de diálogos e discussões que abordem o problema.

Semelhante ao ocorre com o Outubro Rosa e o Novembro Azul, durante o Setembro Amarelo, com o intuito de divulgar a campanha, muitos pontos famosos das cidades ganham a cor amarela.

Com informações do Centro de Valorização da Vida