Sobre

Comunicação


Simes reúne Associação Psiquiátrica do Estado com a Prefeitura de Vitória
29/05/2018 - 15:25

O Sindicato dos Médicos do Espírito Santo se reuniu com gestores da Prefeitura de Vitória e a Associação Psiquiátrica do Espírito Santo (Apes) para mediar uma iniciativa do município. A Secretaria de Administração Municipal de Vitória, através de Estevão Perin Júnior, Subsecretário Municipal de Gestão de Pessoas e do Assessor Técnico Gustavo Furieri, recorreu ao Sindicato dos Médicos do Espírito Santo para auxiliar na feitura do edital para contratação de médicos psiquiatras. "Fomos acionados pela PMV no entanto, por não sermos melhores preparados que a Associação dos Psiquiatras, estendemos o convite e fizemos a mediação para que as partes pudessem chegar a um denominador comum", afirmou o presidente do Simes, Dr. Otto Baptista.

A Prefeitura de Vitória mostrou que tem no Simes uma entidade responsável e que pode nortear os municípios na hora de contratar profissionais da área de medicina, seja na formulação de edital e suas exigências necessárias para tornar o processo seletivo justo com a classe. "É de grande relevância ter o reconhecimento da Prefeitura de Vitória como a entidade que representa legalmente a atividade profissional, como neste caso, de médicos peritos", completou o presidente.

Dessa forma, o Simes reuniu numa mesa de negociação o empregador e os representantes que possuem o gabarito para o exercício de uma função tão importante para o município como a dos médicos psiquiatras. Essa é uma solicitação que o Simes faz aos demais municípios, independente do modelo de contratação que será proposto. "Em toda contratação de médico o Simes se disponibiliza para auxiliar na confecção dos editais, além de apontar os caminhos para salários dignos e condições adequadas de contratação e trabalho para o profissional que nós representamos", lembrou Otto.

O especialista em psiquiatria está tendo respaldo e presença do seu sindicato, juntamente aos representantes de sua associação, na presença da Dra. Márcia Silva, para um amplo debate a fim de formular um modelo adequado de admissão de médicos peritos para a Prefeitura de Vitória. Contudo, nem todo município segue o cronograma e o presidente usa este exemplo para fazer um alerta. "A postura da Prefeitura de Vitória deveria servir de exemplo para os demais municípios, para que não ocorra a intervenção judicial do Sindicato, no sentido de anular editais de norte a sul do Estado, uma vez que temos experiências absurdas que colocam a situação do profissional médico em total desrespeito como profissional, seja na sua remuneração ou condições de trabalho", finalizou Dr. Otto Baptista.