Sobre

Comunicação


Simes comparece ao lançamento da campanha Maio Lilás do Ministério Público do Trabalho
14/05/2018 - 17:03

O Sindicato dos Médicos do Espírito Santo compareceu ao evento "A Reforma Trabalhista, o MPT e as Entidades Sindicais", na última sexta-feira (11), no auditório da Procuradoria Regional do Trabalho. O evento é motivado pela campanha "Maio Lilás - Conquiste Direitos com União e Participação".

O evento marcava o lançamento da Revista Sindicatos (clique no link para saber mais), idealizada pelo Ministério Público do Trabalho. A revista em quadrinhos conta a história dos sindicatos e o objetivo maior das entidades, que é a busca pela manutenção dos direitos trabalhistas de todo empregado.

Na oportunidade, o Procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho - 17ª Região, Dr. Valério Heringer, foi responsável pela abertura do evento e por mediar a mesa para debate com os seguintes expositores: o procurador Regional do Trabalho, João Hilário Valentim; o juiz do Trabalho e presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho do ES (Amatra 17), Marcelo Tolomei Teixeira; o auditor-fiscal do Trabalho e delegado do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (Sinait), Leonardo José Decuzzi; o bancário e secretário de Imprensa e Comunicação do Sindicato dos Bancários do Espírito Santo (Sindibancário/ES), Carlos Pereira de Araújo; e o diretor de relações trabalhistas do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo, Fernando Otávio Campos da Silva. Esteve presente no evento, ainda, o Deputado Federal Helder Salomão.

O mediador, Dr. Valério Heringer, palestrou sobre a Reforma Trabalhista e levantou questionamentos sobre seu impacto na liberdade sindical. Ainda, em seu discurso, Dr. Valério Heringer chamou atenção para os trabalhadores e o distanciamento de suas entidades sindicais. "O que leva o trabalhador a se afastar do seu sindicato?", questionou de forma veemente. Para o procurador, distanciar-se de suas entidades é o pior caminho na luta pelos direitos trabalhistas de sua classe trabalhadora.

Na mesma linha de raciocínio, o Procurador Regional do Trabalho e Coordenador Nacional da CONALIS, Dr. João Hilário Valentim, apontou que o ideal para preparar a população a respeito de seus direitos trabalhistas é educar através do nosso sistema educacional, antes mesmo de ingressarem no mercado de trabalho. "É preciso educar o trabalhador ainda no ensino fundamental e médio, passando noções básicas de direitos trabalhistas. Assim, o indivíduo inicia a vida adulta consciente do que seria adequado na relação entre empregador e empregado".

A campanha Maio Lilás tem o objetivo de lembrar a importância de discutir a liberdade sindical e a participação dos trabalhadores e trabalhadoras para a promoção da defesa dos seus direitos. Estiveram representados inúmeras entidades sindicais patronais e obreiras no evento. O Simes compareceu com a presença da diretora Dra. Andrea Fiorini e os advogados Dr. Télvio Valim, Dra. Bethânia Alves e Dra. Karem Monte Alto.