Sobre

Comunicação


Simes finaliza blitze nos hospitais das regiões Norte e Noroeste do Estado
20/04/2018 - 19:33

Após vistoria nos hospitais de Linhares, na manhã desta sexta-feira (20), o Sindicato dos Médicos do Hospital Roberto SilvaresEspírito Santo, com participação do CRM-ES, realizou vistoria nos principais hospitais dos municípios de São Mateus, Nova Venécia e Barra de São Francisco.

São Mateus
Como parte do cronograma feito pelo Simes, a comitiva vistoriou o Hospital Roberto Silvares, em São Mateus. No local, corredores cheios, faltando leitos de retaguarda para atender a população. Grande parte do corpo clínico de médicos são de cooperativas, faltando clínicos gerais e pediatras. "ÉPronto-Socorro Hospital Roberto Silvares uma demanda grande que poderia ser resolvida com estes profissionais. A ausência de um número adequado de clínicos gerais e pediatras faz com que os pacientes fiquem nos corredores", disse o presidente do Simes, Dr. Otto Baptista.

Nova Venécia
Na sequência, a comitiva das entidades se direcionou para o município de Nova Venécia. Na ocasião, o Sindicato visitou a primeira instalação da Rede Cuidar do Governo do Estado. "O local oferece um mix de especialidades e de exames e diagnósticos. A estrutura atendeu às expectativas do Simes e do CRM-ES, com um projeto e modelo de gestão impressionantes, dando esperança de bom Rede Cuidar - Nova Venéciaatendimento à saúde pública", complementou Otto.

Barra de São Francisco
Por fim, na noite dessa sexta-feira, a comitiva do Simes e do CRM-ES visitou o Hospital Dra. Rita de Cássia, em Barra de São Francisco. O Sindicato vistoriou a unidade de tratamento intensivo e, também, a urgência e emergência do local.

"A estrutura é uma referência em UTI, além de contar com um bom quadro de profissionais de cooperativas de intensivistas", disse o presidente do Simes, que acrescentou. "Observamos também a ampliação de determinados setores, como a estrutura de centro cirúrgico e até mesmo uma expectativa dentro da área da maternidade", finalizou o presidente.

Entretanto, quando se trata da urgência e emergência, a situação do Hospital Dra. Rita de Cássia é totalmente diferente. Uma funcionária do hospital, que pediu para não ser identificada, abriu o jogUrgência e Emergência do Hospital Dra. Rita de Cássiao com o Sindicato. "A situação do Hospital não é boa, são muitos pacientes lotados nos corredores. Recebemos pacientes de várias cidades e até de outros estados. Faltam medicamentos, leitos, materiais hospitalares.  A realidade é que aqui neste hospital, os médicos operam milagres", disparou a enfermeira.

O presidente da entidade relembrou a última visita feita ao hospital em 2016. "A situação na urgência e emergência é caótica. São problemas que estão aqui desde nossa última vistoria neste hospital e que não foram resolvidas. A maternidade, especialmente, apresenta os maiores problemas. Falta respeito, privacidade e dignidade com as gestantes. Nada mudou no Hospital Dra. Rita de Cássia, em Barra de São Francisco", disse Otto.

O presidente do CRM-ES, Dr. Carlos Magno, apontou para uma comparação de grande infelicidade para os pacientes. "A situação de caos que enfrentam os pacientes dos prontos-socorros deste hospital não são diferentes do que acontece no HGL, que visitamos hoje pela manhã. É o gestor demonstrando um total descaso com os pacientes destes dois municípios", finalizou o Dr. Carlos Magno.

Hospital Dra. Rita de Cássia
Na manhã de sábado (21), a comitiva se direciona para  o município de Colatina, onde fechará o seu cronograma de blitze nos hospitais das regiões Norte e Noroeste do Estado.