Sobre

Comunicação


Simes realiza blitz no município de Linhares
20/04/2018 - 17:40

O Sindicato dos Médicos do Espírito Santo, em parceria com o Conselho Regional de Medicina-ES realizou uma blitz no município de Linhares na manhã desta sexta-feira (20). Foram vistoriados os dois principais pontos de atendimento à população, o Hospital Geral de Linhares (HGL) e o Hospital Rio Doce, que atende pelo SUS.


HGL
Em relação ao Hospital Geral de Linhares, a comitiva do Simes e do CRM-ES flagrou um verdadeiro caos instalado no atendimento à população, conforme apontou o presidente do Simes, Dr. Otto Baptista. "Superlotação, escalas furadas, falta estimulo pela sobrecarga de trabalho, faltam medicamentos, exames básicos e diagnóstico, exames de laboratório, endoscopia, ultrassonografia de emergência. São questões simples que deveriam resolver o problema e, por má gestão, lotam os corredores e comprometem o fluxo de atendimento", afirmou o presidente do Simes, que foi além.

''É um barril de pólvora, pode gerar uma agressão aos médicos por parte dos pacientes a qualquer momento. Falta quantitativo de especialidades para atender toda a demanda, pediatras, ortopedistas e cardiologistas, principalmente", completou.

Hospital Rio doce
A comitiva seguiu para o Hospital Rio Doce, ainda em Linhares, para avaliar as condições estruturais do hospital e as condições para os médicos exercerem a medicina. "É uma estrutura que atende ao SUS, organizada, muito bem aparelhada e está atendendo bem à população. É um contraste enorme dentro do mesmo município entre os dois hospitais", disse Otto.

Ao fim das blitze dos hospitais do Norte e Noroeste do Estado, teremos o registro com imagens e vídeos, contando com o apoio do CRM-ES e enviaremos tudo para o ministério publico, com o apontamento de quais as melhorias devem ser feitas em cada hospital de cada município visitado.

O cronograma segue para outros municípios. As blitze farão acompanhamento em São Mateus, Nova Venécia, Barra de São Francisco e São Gabriel a Palha nesta sexta-feira e, na manhã de sábado (21), seguirá para Colatina.