Sobre

Comunicação


Hucam fecha maternidade por causa de superlotação
15/03/2018 - 16:25

A maternidade do Hospital Universitário Cassiano Moraes (HUCAM), em Vitória, está fechada desde a noite de terça-feira por causa da superlotação. Um espaço com 20 leitos abrigava 34 grávidas.

Cada uma das enfermarias delas tem capacidade para três pacientes, mas havia cinco em cada uma ontem. Havia também paciente no corredor, como registrado pela equipe da TV Gazeta ontem. A direção informou que o padrão é fazer três partos por dia, mas só na última terça-feira foram feitos nove partos.

O hospital teve que improvisar uma enfermaria em uma sala pré-parto. No local, que é pequeno, o adequado seria receber uma paciente, mas havia duas. Além disso, segundo informou a assessoria de comunicação do Hucam, há pacientes internadas em outros setores do hospital, como o de nefrologia e de cirurgia geral.

Segundo a assessoria de imprensa do Hucam, o fechamento de maternidades de outros hospitais da Grande Vitória levou à superlotação da maternidade do local.

"Não vamos reabrir a maternidade agora por segurança, ainda não temos leitos vagos para acolher novas gestantes. Mas acreditamos que amanhã (hoje) conseguiremos abrir", disse a chefe da divisão médica do Hucam, Graça Gomes.

DEMANDA
Procurada para explicar sobre a alta demanda de encaminhamentos ao Hucam, a Sesa informou que as maternidades dos hospitais Jayme dos Santos Neves, na Serra, e Hospital Infantil de Vila Velha estão funcionando normalmente. A Pró-Matre também disse que o atendimento está normal na maternidade, mas o volume de pacientes está grande. (Daniela Carla)

Fonte: Jornal A Gazeta