Sobre

Comunicação


Secretaria de Saúde de Santa Leopoldina disponibilizará transporte para doadores de sangue
24/01/2018 - 15:02

Fonte: Montanhas Capixabas

Doar sangue é doar vida. E para fortalecer este verdadeiro ato de amor ao próximo, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou um importante trabalho de conscientização para que mais pessoas possam doar. Além disso, a partir deste mês de janeiro, a Secretaria abrirá uma agenda mensal para o transporte de doadores de sangue ao Hemoes, em Vitória. A ação será realizada a cada última terça-feira do mês.

Inscrição

Para colocar o nome na lista, o doador deve se encaminhar a Agência Municipal de Agendamento (AMA), na Secretaria Municipal de Saúde, ou basta simplesmente ligar para o telefone (27) 3266-1065.

A secretária municipal de Saúde, Marcela Nagel Stov, destacou que o objetivo principal é conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue. “Temos acompanhado que o Hemoes solicita a doação de sangue. Por isso queremos mobilizar os servidores públicos e os munícipes para que possam colaborar. A falta de doações de sangue pode acarretar até no atraso de cirurgias importantes em hospitais de todo o Estado. É um ato tão bonito e que faz toda a diferença.”

Saiba quem pode doar

É preciso ter de 16 a 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização de um responsável legal. Vale lembrar que os doadores frequentes, não podem deixar de obedecer ao intervalo mínimo entre uma doação e outra, que deve ser de três em três meses. No dia da doação, o doador deverá apresentar um documento oficial com foto e responder a um questionário. Em seguida, passará por triagem para avaliar sua condição de saúde e verificar se está apto para doar sangue.