Sobre

Comunicação


Serviço Médico Legal está sem legista há cerca de 6 meses em Linhares, ES
18/12/2017 - 15:10

Funcionários do Serviço Médico Legal (SML) de Linhares, no Norte do Espírito Santo, afirmaram que não há médico legista no local há, pelo menos, seis meses.

Na noite deste sábado (16), o agricultor Valter Ferro foi até o SML liberar o corpo do filho, que morreu num acidente de trânsito, mas teve que aguardar mais de 15 horas.

A Polícia Civil informou que começa nesta segunda-feira (18) o curso de formação de médicos legistas e, depois disso, o serviço volta ao normal, mas não falou quanto tempo vai levar. Informou também que está fazendo um projeto para reformar o SML de Linhares. Para os casos de urgência, a polícia orientou o procurar o serviço de Colatina.

“Falaram que aqui em Linhares não tinha médico, aí a gente saiu daqui e foi a Colatina. Quando a gente chega lá, o telefone toca dizendo que não tinha médico em Colatina. Então, o corpo ia para Vitória. Quando a gente estava quase em João Neiva, o telefone tocou de novo, mandando a gente voltar para Linhares, porque as autoridades de lá falaram que não iam liberar para ir para Vitória, mas não disseram o motivo. Nós ficamos iguais a baratas tontas”, contou o agricultor.

Funcionários do SML de Linhares disseram que não há médico legista no local há, pelo menos, seis meses. Por isso, o agricultor precisou passar o domingo no local. No meio da tarde, 15 horas depois de o corpo do filho chegar ao SML, ele conseguiu a liberação.

Um médico ginecologista, amigo da família, foi até o SML fazer a necropsia. Carlos Almeida Filho não quis gravar entrevista, mas disse que já trabalhou no Serviço Médico Legal de Linhares por 12 anos e que essa não foi a primeira vez que ele saiu de casa da liberar um corpo.

“Você trabalha, você paga imposto, faz tudo e, na hora que você mais precisa, tem essa dificuldade”, disse Valter.

O SML fica no Centro da cidade e, na área onde os corpos chegam e não há nenhum controle, qualquer um pode entrar. As gavetas onde a perícia deixa os corpos ficam jogadas pela área.