Sobre

Comunicação


Simes reúne corpo clínico do HEIMABA com gestores do SESA e da OS que administra a instituição
24/11/2017 - 17:38

O Sindicato dos Médicos do Espírito Santo se reuniu com o corpo clínico e o diretor técnico do HEIMABA, Andres Alonso, para pautar e buscar uma solução para todos os problemas de gestão que assolam a instituição e impedem o profissional médico de exercer a sua função com dignidade: salvar vidas.

Os pontos a serem discutidos são carga horária, escalas sobrecarregadas das profissionais, condições de trabalho, profissionais cobrindo dois setores, entre outras pautas. A gerente de controle, monitoramento e avaliação do serviço de saúde, Magda Lamborghini, representa a Secretaria de Estado da Saúde na reunião.

Na oportunidade, os médicos expuseram cada ponto de pauta e a insatisfação do corpo clínico. O Sindicato dos Médicos conduziu a reunião entre as partes, em que os médicos apontaram todos os problemas do HEIMABA, com inúmeras reclamações quanto às escalas sobrecarregadas de dos plantões da UTI pediátrica.

"O ponto nevrálgico da maioria dos problemas do HEIMABA é, justamente, a falta de médicos. O aumento do número de leitos fez com que a demanda também aumentasse e, para dar conta de todos os pacientes, é necessário que aumentem o número de médicos.", afirmou o presidente do Simes, Dr. Otto Baptista.

Uma comissão entre o Simes, CRM-ES e SESA será criada para debater as reivindicações do corpo clínico do HEIMABA, uma vez que o Diretor Técnico Andres Alonso contrapôs a grande maioria dos reclames da classe e afirmou que grande parte dos pontos de pauta já foram melhorados em sua gestão.

A representante da SESA, Magda Lamborghini, lembrou que ''a SESA não pode interferir no modelo de gestão escolhido pelo Instituto de Gestão e Humanização, mas, que agendará uma reunião com o Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Oliveira, para levar os reclames da classe médica para buscar soluções."