Sobre

Comunicação


Médicos da SESA aderem à convocação do Simes para Assembleia Geral Extraordinária
11/05/2016 - 17:54

Foto: Simes


O Sindicato dos Médicos do Espírito Santo recebeu, na noite da última segunda-feira (09), os médicos da Secretaria de Estado da Saúde em convocação de Assembleia Geral Extraordinária, no auditório do CRM-ES, para deliberar as pautas de interesse do médico do Estado. O movimento busca o diálogo e as negociações com o Estado, na luta pelos direitos trabalhistas do médico, sustentado nas leis de greve, tornando o movimento, então, legítimo.

Aproximadamente 100 médicos compareceram à Assembleia convocada pelo Simes. A comissão que está à frente do movimento, formada inicialmente pelos médicos do CRE Metropolitano, responsáveis pelo início das tratativas, colheu as demandas dos médicos de todo o Estado.

O presidente do Simes e da Fenam, Dr. Otto Baptista, falou sobre a importância da união dos médicos para este movimento. ''Há muito tempo a categoria precisava de um movimento forte como esse. Os médicos do Estado entenderam que o progresso dos direitos trabalhistas dependem da movimentação em conjunto de toda a categoria. O Simes dá todo o suporte jurídico e de representatividade sindical para que esse movimento tenha um braço cada vez mais forte na busca pelos direitos do profissional médico. Estima-se, segundo os membros da comissão, que, na próxima assembleia, o número de profissionais do movimento se multiplique.'', afirmou o presidente.

As principais reivindicações demandadas através do edital foram o estudo, por parte do Estado, para a implantação do Piso Fenam; auxílio alimentação; insalubridade; uma correção salarial, conforme instauração do novo ponto eletrônico; as condições básicas de trabalho tem sido, também, uma das exigências mais fortes da categoria. Ainda, uma paralisação parcial está sendo discutida.

O advogado responsável pelo Departamento Jurídico do Simes, Dr. Télvio Valim, falou sobre a base jurídica para que o movimento seja cada vez mais sólido. ''Obedecendo às leis de greve, postura adotada pelo Simes, para sustentar o movimento, é que o profissional médico terá voz e suas demandas terão a atenção necessária. É dessa forma que estamos fazendo, com editais divulgadas na mídia impressa, convocação de assembleias como essa, que o movimento alcança solidez e se aproxima dos seus direitos trabalhistas. Ja oficiamos as pautas da categoria junto às Secretarias responsáveis no Estado.'', disse Valim.

A assembleia estabeleu um prazo de 30 dias para que o Estado se posicione em relação às demandas, que foram encaminhadas à SEGER e à SESA. Após este prazo, a comissão deverá realizar uma nova assembleia para deliberar novas estratégias para o movimento ou, até mesmo, um movimento paredista.

Estiveram presentes o presidente do Simes e da Fenam, Dr. Otto Baptista, o vice-presidente do Simes, Dr. Rogenir Rodrigues, a diretora do Simes, Dra. Andrea Fiorini, os diretores do Simes, Dr. João Vicente Roeder, Dr. Maurício Paganotti, Dr. Sesostres de Andrade, Dr. Moaci Guimarães, Dr. Dalzo Lacerda, Dr. Leonardo Lessa, Dr. Rousseau Ramos e o advogado do Simes, Dr. Telvio Valim.