Sobre

Comunicação


SIMEPI homenageia personalidades com a Medalha de Honra ao Mérito Dr. José de Alencar Costa
27/10/2017 - 16:06

Fonte: Sindicato dos Médicos do Piauí

Aconteceu na noite de ontem (25),  na sede do Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí (SIMEPI), a solenidade de entrega das medalhas de Honra ao Mérito Dr. José de Alencar Costa. A homenagem visa agraciar os médicos e entidades que são dignos de reconhecimento público pelos relevantes serviços prestados à classe médica e à sociedade. O evento fez parte da programação do 9º Congresso Brasileiro Sobre a Situação do Médico e o IV Fórum Médico-Jurídico do Piauí.
 
Entre os homenageados, os desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-PI), Giorgi Alan Machado Araújo, Arnaldo Boson Paes, Wellington Jim Boavista, Francisco Meton Marques de Lima, Fausto Lustosa Neto, Enedina Maria Gomes dos Santos, Manoel Edilson Cardoso e Liana Chaib. Além de Dr. Otto Fernando Baptista, vice-presidente da Confederação Nacional dos Médicos (CNM), Newton Nunes de Lima, como médico homenageado, Maria Rosália Soares Oliveira, presidente da AMA-PI, Lucineia de Carvalho Silva, presidente da CASULO e Jeane Melo, presidente da ADIPI.

Na ocasião, os convidados, palestrantes e outras personalidades participaram de um coffee break que contou com o show do humorista João Claudio Moreno e do cantor Flávio Moura.
 
A MEDALHA
Criada por meio de Assembleia Geral do Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí, realizada no dia 30 de julho de 2014, a medalha de Honra ao Mérito Médico José de Alencar Costa destina-se a agraciar médicos e entidades que se tenham tornados dignos do conhecimento públicos por seus relevantes serviços prestados à categoria médica e à saúde a nível local e nacional.

DR. JOSÉ DE ALENCAR COSTA
No fim da década de 80 e início de 90, surgiu o médico José de Alencar Costa, um dos mais aguerridos na luta pelos direitos da categoria. Alencar, como era conhecido, teve uma importante atuação como um fator de agregação de vários colegas e que sempre alertava a importância de ter um sindicato forte.
 
Nascido em 1952, em Teresina (PI), concluiu o curso de medicina em 1979 pela Universidade Federal do Estado do Pará, fez residência médica em anestesiologia no Centro de Ensino e Treinamento do Hospital Irmãos Penteado e Santa Casa de Misericórdia de Campinas (SP) no período de 1981 a 1983. Especialista em medicina do trabalho, foi anestesiologista do Hospital Getúlio Vargas e do Pronto-Socorro desde 1983. Também foi professor da disciplina “Dor e Anestesia” na Faculdade Novafapi e ingressou nas lutas da categoria médica em 01/10/1988, no Conselho Regional de Medicina / Piauí.
 
Conforme registro nos livros de ata, era membro do Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí - SIMEPI, no ano de 1993. Presidiu a Sociedade de Anestesiologia em 1989 e 1994 e também teve grande participação no cooperativismo médico, como fundador e primeiro presidente da Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do Piauí em 1996. Foi eleito Conselheiro Fiscal da UNICRED em 2006/2007.
 
Em 2010, quando nos deixou prematuramente, exercia o cargo de secretário no SIMEPI, segundo tesoureiro do CRM-PI, membro da Associação dos Médicos Anestesiologistas e vice-presidente da UNIMED, deixando um grande legado de conhecimento e serviços prestados.