Sobre

Comunicação


Ministério da Saúde lança sistema nacional de controle de medicamentos do SUS
24/10/2017 - 14:51

    Segundo a pasta, objetivo é melhorar monitoramento das compras, data e validade e possíveis remanejamentos, reduzindo desperdício.

Ministério da Saúde lançou nesta terça-feira (24) um sistema para integrar as informações de distribuição, estoques e acesso aos medicamentos do SUS. A Base Nacional de Dados da Assistência Farmacêutica, segundo o governo, vai permitir melhores controles de compra, data de validade e remanejamentos.

A base foi testada em quatro estados e, de acordo com o ministério, mostrou que pode evitar desperdícios de até 30% dos remédios entregues. Pelas estimativas do órgão, se essa economia for replicada em todo o país, a cada ano, mais R$ 1,5 bilhão pode ser revertido em mais medicamentos para a população.

A base começará a funcionar a partir de 25 de outubro e, a partir de então, estados e municípios terão 90 dias para enviar as informações. Até então, o Ministério da Saúde só recebia 20% dos dados por meio do chamado Sistema Hórus, usado por 15 estados para gestão de medicamentos de alto custo.

As demais unidades da federação, que representam 80% da demanda, repassavam dados por telefone ou planilhas.