Sobre

Comunicação


3 mil exames de mamografia são ofertados para mulheres de Vila Velha
24/10/2017 - 14:18


A Campanha Outubro Rosa continua alertando para a importância do exame da mamografia, que pode detectar o câncer de mama nas mulheres. Em Vila Velha, as ações seguem a todo vapor. Somente neste mês, 1.500 exames serão ofertados, somando aos outros 1.500 em novembro.

Ao todo, três mil exames serão ofertados no Centro de Especialidades Médicas e Atenção à Saúde do município. O Dia D da campanha Outubro Rosa mobilizou mais de 1.900 mulheres em unidades de saúde de Vila Velha no último sábado (21). Foram realização de diversas ações de conscientização, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

Por meio da equipes de médicos, enfermeiros, psicólogos e auxiliares da Secretaria Municipal de Saúde foram realizadas palestras sobre prevenção de câncer de mama, solicitação de mamografia, coleta de material preventivo, distribuição de cartilhas sobre o tema, aferição de pressão arterial, pesagem do Bolsa Família, vacinações em geral, teste do pezinho, confecção do Cartão SUS, atendimento psicossocial, distribuição de kit para escovação, dentre outras.

Participaram do dia D Outubro Rosa as unidades de saúde de Terra Vermelha, Barra do Jucu, Jardim Marilândia, Barramares, Araçás, Vila Nova, Santa Rita, Vila Garrido, São Torquato, Jaburuna e na Associação Beneficente de Ação Social e Cultura Caminho de Emaús, em Rio Marinho.

O Outubro Rosa é um movimento popular internacional, iniciado nos Estados Unidos na década de 1990, para chamar a atenção para um problema de saúde: o câncer de mama. No setor da Saúde, esse movimento social tomou forma como uma campanha para intensificar as informações sobre o câncer de mama e promover os cuidados em torno do tema.

ES Solidário

Para reforçar a importância do diagnóstico precoce, a Rede Vitória abraça a causa e promove mais uma edição da Campanha Espírito Santo Solidário. Desta vez, em parceria com a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc) para reiterar a ideia do Outubro Rosa.

O gesto concreto desta edição da campanha vai arrecadar fraldas geriátricas tamanho G. Para doar, basta levar o produto a qualquer unidade da Rede Farmes no Espírito Santo. O que for arrecadado será entregue à Afecc e destinadas para os pacientes que fazem tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).