Sobre

Comunicação


Simes se reúne com Superintendente Regional de Saúde do Estado
19/01/2016 - 11:49


Foto: Simes

O Sindicato dos Médicos do Espírito Santo se reuniu na tarde da última terça-feira (12) com a Superintendente Regional de Saúde do Estado, Fabrícia Forza Pereira Lima de Oliveira, na Secretaria de Saúde do ES.

A reunião foi solicitada pelos dos médicos que atuam no CRE Metropolitano, em Cariacica, especialmente a equipe do Núcleo Especial de Regulação e Internação – Neri, e fazia um apelo às condições de trabalho desumanas a que os profissionais da saúde são submetidos na instituição.

Banheiros femininos em desuso; banheiros masculinos sendo compartilhados com o público feminino; falta de materiais de higiene pessoal nos banheiros; ausência de ar-condicionado e ventilador, somado ao foco de mosquitos ao lado de fora das janelas do hospital, arriscando a saúde dos médicos e pacientes no local; bebedouro com um aviso de prazo de validade vencido há mais de um ano. Essas são algumas das denúncias feitas pelo NERI.

A equipe médica da central de internação e regulação de urgência pede com urgência uma reformulação no quadro de pessoal, uma vez que trabalham com um número de profissionais abaixo da demanda, não dispõe de pessoal destinado à segurança do local e, ainda, são os próprios médicos quem fazem a fiscalização do lixo no setor. Uma situação que envergonha toda a população presente, independente da posição social.

Outra solicitação dos médicos do NERI é a realocação do setor para outra estrutura física que o Estado disponha. Não há, definitivamente, possibilidade de aguardar uma possível reforma do atual local de trabalho da equipe.

A Superintendente, ciente de todo o caos que vivem os médicos, se comprometeu a enviar uma equipe técnica de fiscalização ao local nesta quarta-feira (13), além de afirmar que estará pessoalmente contribuindo com tal vistoria. Ainda, Fabrícia Forza garantiu que será instalado um novo sistema de ar-condicionado em cada um dos consultórios do CRE Metropolitano, com prazo até o dia 16 de fevereiro.

O vice-presidente do Sindicato dos Médicos do Espírito Santo, Dr. Rogenir Rodrigues, esteve presente na reunião, juntamente à diretora do Simes, Dra. Andrea Fiorini, o advogado do Simes, Dr. Télvio Valim e as médicas do NERI, Dra. Ana Cristina Amaral, Dra. Nasahara Baebler, Dra. Franciele Farias e a Dra. Mariana de Brito Magalhães.