Sobre

Comunicação


Simes reúne médicos de Cariacica
17/10/2017 - 18:15

O Sindicato dos Médicos do Espírito Santo reuniu a classe médica do município de Cariacica na noite de ontem (16), na sede do Simes. A reunião com a categoria foi pautada no decreto de lei do prefeito Juninho, que impõe aos médicos o pagamento de gratificações no salário a partir da produtividade.

Desde o decreto assinado pelo prefeito Juninho em meados de setembro, a categoria médica apresentou um grande número de demissões em Cariacica. O fato de receber por produtividade nos moldes colocados pela administração pública da cidade impedem que os médicos respeitem as determinações do CRM-ES para garantir salários minimamente dignos. Para garantir uma gratificação, o médico precisa atender muito mais do que o recomendado pelo Conselho, o que afeta diretamente a qualidade do atendimento e o tempo mínimo que deve ser respeitado de cada paciente.

Isso posto, a categoria decidiu em reunião pela criação de uma comissão de negociação, feita na noite de ontem e que deliberou alguns pontos para serem entregues à gestão municipal de Cariacica, na tentativa de impedir que esse decreto siga da forma que foi imposto. Pontos como a flexibilização da carga horária e com salário proporcional, piso Fenam e um piso definido para gratificação de atividade médica.

''O Simes e a classe médica em nenhum momento concordou com os valores e as condições impostas pelo Decreto nº 124 de 29 de setembro de 2017, de Cariacica. O motivo da reunião foi para esclarecer e traçar os próximos passos em defesa dos interesses da classe médica'', afirmou o presidente do Simes, Dr. Otto Baptista.

Ainda essa semana, o Sindicato terá um retorno do município sobre uma agenda para entregar à Secretaria de Saúde, Secretaria de Governo e ao prefeito Juninho as reivindicações e sugestões feitas pelos médicos na reunião da última segunda-feira.