Sobre

Comunicação


Médico e grávida dançam
11/10/2017 - 14:20

Como publicado no jornal A Gazeta, nessa quarta-feira (11), depois de dançar "Despacito" com uma outra paciente, o obstetra de Vitória apostou na "Paradinha", de Anitta, para ajudar outra futura mamãe

Depois de dançar "Despacito" para ajudar no parto de uma paciente, o obstetra Fernando Guedes da Cunha voltou a usar a técnica mais uma vez nesta segunda-feira (10). Desta vez, o médico apostou na música "Paradinha", sucesso de Anitta, para dar aquele empurrãozinho à futura mamãe dar à luz - e o bebê nasceu 10 minutos depois da coreografia.

Na publicação em uma rede social, o médico destaca que chegou para trabalhar, quando viu que a paciente entrou em trabalho de parto. Em seguida, ele detalha que ela pediu a música ("Paradinha", nesse caso) e a coreografia foi feita na hora. "De forma que o exercício ajude ao parto, e o resultado: parto normal lindo em banqueta de parto humanizado", aponta.

O registro, publicado pelo médico nas redes sociais há 11h já tem mais de 20 mil visualizações. Veja:

'O parto pode ser algo prazeroso', diz médico

O obstetra conta que, com a divulgação do primeiro vídeo na internet, o interesse das pacientes aumentou. "A gente propõe e algumas estão buscando esse tipo de parto porque querem dançar. Eu já tinha uma linha de atuação mais voltada para o parto humanizado, mas depois do primeiro vídeo, com certeza, a procura cresceu."

Segundo o médico, a dança faz com que as pessoas olhem o parto de uma maneira diferente. "Muitas pensam que o parto é apenas um momento doloroso e a felicidade só chega quando o bebê nasce. Ao verem as pacientes sorrido e bem, veem que pode ser algo prazeroso."

No vídeo desta segunda-feira, a desenvoltura da paciente chamou a atenção. "Ela dizia: 'Gente, eu não sei dançar'. Mas surpreendeu. Antes um pouco de a gravação parar, ela falou: 'Vai nascer'. E realmente o bebê nasceu 10 minutos depois."

Fernando, que também dança muito nas imagens, diz que só dançava quando saía para a balada com os amigos. Agora, a festa é na sala de parto.

DESPACITO



Da primeira vez, o vídeo de "Despacito" contabilizou mais de 143 mil visualizações e 1,5 mil compartilhamentos.

Na ocasião, o médico detalhou ao Gazeta Online que a dança é para ajudar a acabar com o nervosismo do momento. "A intenção é deixar a paciente relaxada, tranquila e sem preocupações para a chegada do bebê”, contou.

A paciente que aparece no vídeo de "Despacito" estava internada na Maternidade da Unimed desde o início da manhã daquele dia, quando entrou em trabalho de parto do segundo filho. O médico fez todos os procedimentos para aliviar a dor e, depois, a ajudou a fazer movimentos de agachamento e dança para facilitar o parto.

A dilatação, com os passos da música, aumentou e o bebê nasceu de parto normal menos de seis horas depois que a mãe deu entrada na maternidade.