Sobre

Comunicação


SIMES se reúne com gestores da Prefeitura de Cariacica
09/10/2017 - 15:07

Na manhã desta segunda-feira (09), o Sindicato dos Médicos do Espírito Santo se reuniu com a Secretaria de Saúde, Stéfane Legran, e a Secretária de Governo, Mary Lucy, na sede da Prefeitura de Cariacica.

O principal ponto de pauta da reunião foi a redução salarial imposta pelo Decreto de Lei da administração pública que estabelece o pagamento dos médicos por produtividade.

O Decreto nº 124 de 29 de setembro de 2017 exige que em uma carga horária muito curta, os médicos atendam um número excessivo de pacientes para que sua remuneração seja, de fato, valorizada por sua produtividade.

''Nossa ideia de resolutividade sobre a produtividade e metas a serem cumpridas pelos profissionais de medicina é trabalhar, de forma inovadora, um tema extremamente delicado para a gestão pública. Entretanto, a proposta depende de um estudo técnico aprofundado para sua viabilização, depende, ainda, da união de todas as entidades médicas e de saúde, e, sobretudo, do apoio do Ministério Público do Trabalho.'', afirmou o advogado do Simes, Dr. Télvio Valim.

Este novo modelo de contratos na gestão da saúde é o caminho para o futuro. Quando gestores não podem melhorar o salário do médico, o caminho ideal é que flexibilizem a carga horária e paguem por produção. Porém, neste modelo oferecido pela administração de Cariacica, além de não permitirem que o médico receba de forma digna, ainda ferem a orientação do CRM-ES e do CFM no que tange à qualidade do atendimento.

Uma nova reunião será agendada com a administração pública de Cariacica para a segunda quinzena de Outubro. O Sindicato fica na expectativa de que os gestores encontrem uma forma adequada e digna de trabalho para os profissionais da cidade.