Sobre

Comunicação


Diretoria do Simes se reúne com Secretaria de Saúde da Serra
09/05/2016 - 16:29


Foto: Simes

A diretoria do Sindicato dos Médicos do Espírito Santo se reuniu, na manhã desta segunda-feira (02), com a Secretaria de Saúde do município da Serra, a fim de continuar as tratativas da última reunião. Temas como escalas de trabalho, pediatria e condições básicas de atendimento à Saúde foram algumas das pautas.

A respeito da segurança das UPAs, o Secretário de Saúde do município, Luiz Carlos Reblin, garante que a empresa responsável pela segurança já tomou as providências cabíveis e armou seus agentes desde a última semana. A UPA da Serra conta com 6 agentes armados por dia, a UPA de Carapina com com 5 agentes armados, enquanto a Maternidade de Carapina conta com 2 agentes armados diariamente.

Ainda em relação à segurança, a PM disponibilizou duas viaturas para realizar a Visita Tranquilizadora, em que uma viatura é destinada a cada UPA, para garantir a segurança entre 17h e 23h, diariamente. O Secretário garantiu, também, que a partir de 2017, a Guarda Municipal fará a segurança das UPAs.

Em relação às ambulâncias, no entanto, está aquém das expectativas da população. Apenas a UPA da Serra dispõe de uma ambulância e, por questões contratuais e financeiras, a prefeitura não pretende mudar este quadro. A justificativa se mantém para a classificação de risco para a Maternidade de Carapina, uma vez que o espaço físico atual não é suficiente para tal modificação, pois demandará novos profissionais e investimentos que, no momento, a Prefeitura não tem condições de arcar.

A boa notícia, supostamente, fica por conta da nova Maternidade, que será localizada próximo ao Terminal de Laranjeiras. A Maternidade deve ser entregue ainda em 2017 e contará com a classificação de risco e ambulâncias suficientes para atender a população.

A pediatria das UPAs está sendo regularizada, mas, ainda precisa de melhorias. Na UPA da Serra, tudo regularizado, enquanto em Carapina ainda apresenta a necessidade de regularização das escalas. Ou seja, ainda força os clínicos gerais a atenderem pediatria quatro dias por semana. Há promessa de regularização até o fim do próximo mês.

O município da Serra contava com uma nova portaria (Nº 005/2016), que proibia o profissional médico de frequentar congressos a fim de aperfeiçoarem-se na área. O Secretário informou que essa portaria foi revista e, agora, cada profissional de medicina tem direito a um congresso por ano, sendo limitado a 3 médicos por mês, podendo apenas um médico ser deslocado de cada equipe. Este profissional que vier a frequentar um congresso, terá seu plantão coberto por outro profissional.

Por fim, fica a necessidade de acertar o contra cheque dos médicos que trabalhavam na época da Greve da Serra, em 2014. Os profissionais vem com desconto por horas em falta. O Secretário se comprometeu a corrigie isso já para o próximo mês.

A diretora do Simes e profissional no município, Dra. Andrea Fiorini, comemorou as melhorias dos gestores da Serra, porém, alerta que ainda falta muito para que atenda à população e ao profissional médico. ''O Simes continua lutando pela categoria médica e pela população, no que tange à área da saúde. Nós estamos de olho e vamos continuar pressionando para que a população tenha o melhor atendimento básico de saúde possível. Sabemos que a Serra pode dar o melhor à população.'', finalizou a Diretora.

Estiveram presentes na reunião os Diretores Dr. David Abreu, a Dra. Andrea Fiorini e a Dra. Lorena Nunes. O Secretário de Saúde da Serra, Luiz Carlos Reblin, esteve com seus assessores representando o município.