Sobre

Comunicação


Simes fecha acordo para pagamento de salários atrasados em Linhares
29/08/2017 - 17:41

Médicos que atuam para a Prefeitura de Linhares, no Norte do Estado, ainda estão sofrendo os reflexos da caótica administração realizada pelo ex-prefeito da cidade Nozinho Correa. Salários correspondentes aos meses de novembro e dezembro de 2016 ainda não foram pagos aos profissionais que atuam na Maternidade do Hospital Rio Doce, no Hospital Fundação Rio Doce e no Hospital Geral de Linhares (HGL). Após reunião entre representantes do Simes e gestores municipais, nessa segunda-feira (28), ficou acordado que os valores serão pagos no início de 2018.

 “A Prefeitura e a Secretaria de Saúde de Linhares estão empenhadas em regularizar toda a situação para a categoria, mas, infelizmente, será preciso aguardar até o próximo ano”, explicou o presidente do Simes, Dr. Otto Baptista.  Também participaram do encontro o coordenador do Departamento Jurídico do Sindicato, Dr. Télvio Valim; Dr. Alexandre Favaratto, representante da categoria médica que atua para o município de Linhares; além do Dr. José Franklin, diretor clínico do HGL, e os médicos da unidade Dr. Felipe Lubiana e Dra. Denize Campos. Pelo poder público municipal de Linhares, se fizeram presentes o prefeito de Linhares, Guerino Zanon; a procuradora-geral Nádia Lorezoni; o secretário de saúde, Valdir Massucatti, e o secretário de Administração, Márcio Pimentel. 
             
Empenhos cancelados


O coordenador do Departamento Jurídico do Simes, Dr. Télvio Valim, explica que aquilo que fora empenhado para pagamento dos médicos pela gestão anterior não foi cumprido. “O empenho foi feito, mas foi sustado; portanto, ficaram débitos de dois meses que não foram pagos pela administração anterior. E esta administração atual se comprometeu em fazer a quitação a partir do ano que vem. Pagando e colocando em dia os salários que porventura não foram pagos pela gestão anterior”, explicou Valim.
   
Exemplificando, Valim disse que foi como se a gestão anterior tivesse dado um cheque para pagamento, mas cancelado logo em seguida. “A forma do poder público pagar é por meio do empenho. Ele foi feito, mas cancelado logo em seguida”, explicou o advogado

Carga Horária
  
O tema carga horária dos médicos que trabalham para o município de Linhares também esteve na pauta da reunião com a Prefeitura. Segundo o presidente do Simes, Dr. Otto Baptista, ficou decidido que o Sindicato e a Procuradoria-Geral da Prefeitura vão estudar uma forma de melhorar a situação em que vivem hoje os profissionais médicos. “Podemos, inclusive, pedir a mediação do Ministério Público do Trabalho para decidir o que será feito em acordo com as partes”, explicou o presidente do Simes.