Sobre

Comunicação


Pacientes reclamam de falta de atendimento no PA de Alto Lage, em Cariacica, ES
28/08/2017 - 16:39

Na noite do último sábado (26), a TV Gazeta publicou uma matéria pacientes estariam reclamando de falta de atendimento no PA de Alto Lage, em Cariacica, ES.

Muitos pacientes buscam socorro, mas saem sem atendimento. A explicação dada a eles é de que não tem médico para atendê-los.

O técnico de ar condicionado Luciano das Neves chegou na unidade pela manhã e mesmo com dor no corpo, à tarde, ainda não tinha sido atendido.

“Cheguei por volta de 10h40 da manhã. Foi feita a minha ficha. Pouco tempo depois, as meninas disseram que eu não ia ser atendido, porque não tinha médico”, afirmou.

As irmãs Brunela e Paula moram em Guarapari e foram para o PA de Alto Lage para ver como estava a mãe. Ela mora em Cariacica e foi para a unidade durante a madrugada. À tarde, elas ainda não sabiam o diagnóstico.

“Quando a gente chegou aqui, a enfermeira veio nos perguntar o que ela tinha. Um absurdo isso. Foi atendida, o médico passa de manhã e à tarde não tem ninguém”, disse a repositora de supermercado Brunela Fernandes da Hora.

“É desumano. O poder público rouba de todo mundo e não vê isso aí, a miséria que está nos hospitais, morrendo”, completou a irmã, Paula Fernandes da Hora.

Por causa da falta de atendimento, a recepção até ficou vazia. Os pacientes contaram que muita gente foi embora, porque teve o atendimento negado.

“Não tinha mais atendimento. Tinham encerrado o atendimento. Que bonito, né? Encerrarem o atendimento de um hospital 24 horas”, ironizou a dona de casa Maria Aparecida Rodrigues.

O aposentado Hélio Antônio Vicente também não conseguiu atendimento. “Fui almoçar, a minha boca entortou, senti tudo dormente, cheguei aqui e a mulher disse que tem gente ali desde as 7h que não foi atendido. Não tem médico, que situação”, disse.

Enquanto pacientes vão embora sem atendimento, o marido da promotora de vendas Ariádine Ferreira Siqueira ocupa um dos leitos, mas sem os cuidados necessários.

Ele foi diagnosticado com câncer na bexiga e precisa de atendimento especializado. Mesmo com a liminar da Justiça, não conseguiu.

“Aqui mesmo é só medicamento, aqui não tem recurso. Eu já estou com processo judicial na minha mão e ninguém resolve meu problema”, contou a esposa.

Outro lado

A Prefeitura de Cariacica disse em nota que durante a manhã deste sábado o PA de Alto Lage contou com cinco médicos pela manhã e quatro à tarde para atendimento adulto, sendo um para emergência.

“Devido ao grande número de urgências e emergências, que são a vocação de um Pronto Atendimento, o número de fichas para atendimento ambulatorial foi limitado e os profissionais tiveram que ser remanejados para cuidar de casos extremos”, disse.

Ainda de acordo com a prefeitura, foram 120 atendimentos realizados. No fim da tarde, 10 pessoas aguardavam no repouso e dois pacientes estavam na emergência.

“Para a noite deste sábado, somente serão atendidos casos de urgência e emergência. Na escala noturna estavam previstos três médicos mas um médico apresentou atestado. A Secretaria Municipal de Saúde aguarda a finalização do processo de contratação de 185 médicos das áreas de clínica médica, pediatria e urgência e emergência num edital lançado no início deste mês”, completou a nota.

Sobre o caso do marido de Ariádine, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que o paciente será transferido para o Hospital Evangélico de Vila Velha.