Sobre

Comunicação


Postos de saúde vão ter de fazer pequenas cirurgias
11/08/2017 - 14:29

Nesta sexta-feira (11), o jornal A  Tribuna publicou uma matéria pertinente a série de propostas feitas pelo Ministro da Saúde, Ricardo Barros.

Segundo médicos, pequenas cirurgias são procedimentos que não oferecem risco ao paciente, feitos em casos de unha encravada, úlcera de perna ou para retirada de cisto sebáceo, por exemplo.

O Ministério da Saúde afirmou que nem todas as unidades ofertam serviços como pré-natal, acompanhamento de hipertensos e diabéticos, procedimentos cirúrgicos de pequena complexidade, aplicação de vacinas, entre outros.

Com a mudança proposta, “estes serviços deverão ser ofertados aos cidadãos em todas as unidades do País”, afirmou o órgão.

As propostas de mudança receberam contribuições da sociedade, que ainda serão analisadas. Se aprovadas, as medidas podem entrar em vigor ainda neste ano.

A reportagem entrou em contato com algumas unidades de saúde da Grande Vitória para saber se são realizadas pequenas cirurgias. Nas unidades de Caratoíra, em Vitória; Vila Nova de Colares, na Serra; Nova Brasília, em Cariacica, e Santa Mônica, em Vila Velha, a resposta foi a mesma: “Aqui não se faz pequenas cirurgias”.

A dona de casa Madalena Romano, 53, procurou o serviço na Unidade de Saúde de Jardim Camburi, em Vitória. “Preciso retirar um cisto sebáceo na região do pescoço. Mas na unidade me informaram que não fazem o procedimento.”