Sobre

Comunicação


Simes repudia projeto de lei do Vereador Leonil Dias, do PPS, na Câmara dos Vereadores de Vitória
27/07/2017 - 15:19

O Sindicato dos Médicos do Espírito Santo repudia o projeto de lei aprovado pela Câmara dos Vereadores do município de Vitória, que obriga a exibição do nome e especialidade dos médicos de plantão nas unidades de Pronto-Atendimento (PAs) da capital do Estado, em uma tela eletrônica.

O projeto, de autoria do vereador Leonil Dias (PPS), foi aprovado por unanimidade (14 votos a zero) e segundo o parlamentar pretende inibir a falta dos profissionais nos postos de trabalho.

Entretanto, o Sindicato entende que o projeto não tem utilidade alguma para ninguém e trata-se de uma proposta absurda que expõe a segurança do médico. Já vivemos um caos na saúde por pura incompetência dos gestores, com recorrentes casos de violência contra o médico que já se tornaram incontroláveis.

O projeto, então, é um desserviço a qualquer tentativa de impedir que os profissionais não sofram atos de violência. É uma transferência clara da responsabilidade com a saúde pública. Os problemas na porta de entrada em urgência e emergência são de responsabilidade única e exclusiva da gestão pública, que não oferece um bom atendimento nas unidades básicas de saúde. São atendimentos que deveriam ser resolvidos na atenção primária, mas que acabam sobrecarregando os prontos-atendimentos pela incapacidade do gestor de oferecer as soluções para os pacientes e para a população.

Sabemos que cada município tem seus modelos de gestão, assim como sabemos que a Prefeitura de Vitória e sua Secretaria Municipal de Saúde possuem, quase na integralidade, profissionais em dia com sua carga horária, o que não justifica, de forma alguma, a exposição dos médicos em uma tela eletrônica. Esse projeto não é uma questão de utilidade pública e apenas possibilita que os médicos sejam agredidos e pressionados pela população, quando a gestão vier a falhar em oferecer condições adequadas de atendimento no serviço de saúde.