Sobre

Comunicação


Simes se reúne com prefeito Juninho, de Cariacica, e conhece sistema de videomonitoramento dos PAs
25/07/2017 - 16:27


O Sindicato dos Médicos do Espírito Santo se reuniu com o Prefeito Juninho, de Cariacica, na noite de ontem (24), para debater as medidas de segurança a serem tomadas para proteger os profissionais de saúde que sofrem, constantemente, agressões verbais, físicas e psicológicas nos postos de saúde do município.

A reunião com o prefeito se deu pela necessidade de um posicionamento do município a respeito da médica que foi agredida por uma paciente, no último final de semana. A agressora se revoltou ao buscar atendimento no PA de Alto Lage e ser informada que não haveria mais atendimento devido à superlotação.

O Sindicato dos Médicos, na sua função de entidade representativa da categoria em todo o Estado, questionou a Prefeitura de Cariacica sobre as mudanças para garantir que esses agressores não fiquem impunes e não voltem a praticar atos de violência contra os profissionais da saúde. ''Ao informarmos sobre a intenção da Secretaria de Estado de Segurança Pública em mapear as agressões que acontecem, rotineiramente, na região metropolitana, o Prefeito Juninho se mostrou muito preocupado com a causa e apresentou para a categoria um sistema de videomonitoramento. Essa medida visa flagrar e registrar todo tipo de agressão que aconteça dentro das unidades de saúde, inclusive, do PA de Alto Lage'', afirmou o presidente do Simes.

O prefeito de Cariacica entende que há falta de segurança nas unidades de saúde do município e concorda é necessário trabalhar em conjunto para mudar este quadro. ''A ideia é expandir essa estrutura para as demais unidades que atendem a região metropolitana. Com isso, será possível monitorar toda a movimentação dessas unidades, coibindo e identificando as agressões e depredações que tem se tornado recorrente. É uma forma de melhorar a segurança tanto dos profissionais, quanto da população que busca atendimento", acrescentou Otto Baptista.

O Presidente do Simes agora articula uma reunião entre os representantes de todos os municípios da região Metropolitana e a Secretaria de Estado de Segurança Pública para sugerir que o sistema de videomonitoramento seja utilizado também pelos demais municípios, seguindo o exemplo de Cariacica, onde o prefeito possui acesso às imagens em tempo real tanto no seu gabinete, como em seu dispositivo móvel através de um aplicativo. ''O medo e o trauma não podem fazer parte do cotidiano de trabalho do médico, pois comprometem a qualidade do serviço de saúde prestado à população.'', finalizou.