Sobre

Comunicação


Presidente Otto Baptista é condecorado com a Comenda Charles Damian
05/07/2017 - 19:06

O Presidente do Simes, Dr. Otto Baptista, encerrou seu mandato como presidente da Federação Nacional dos Médicos (FENAM) e passou a faixa para o novo presidente, Dr. Jorge Darze. A entidade máxima nacional ficou sob a tutela do capixaba por três anos na vice-presidência e dois anos como presidente. Otto Baptista, continuará compondo o Núcleo Gestor da Fenam e assumiu também o cargo de Diretor de Comunicação da Fenam.

Dentre inúmeras ações a nível nacional, durante a gestão do presidente, foi criada a Confederação Nacional dos Médicos (CNM), onde foi eleito vice-presidente. Otto Baptista representou a FENAM em uma das maiores crises internacionais de todos os tempos, a "Tragédia de Mariana", em que pôde coletar amostras do Rio Doce e fazer o acompanhamento da população ribeirinha em Governador Valadares, se documentando para futura denuncia na Corte Interamericana de Direitos Humanos.

Além de ações humanitárias, o presidente travou diversas lutas de causas sociais em favor da classe médica. Em seu tempo como presidente da FENAM, visitou estados em todo o país, lutou por melhores condições de trabalho para o profissional médico, articulou aportes federais para melhorias nas estruturas físicas em unidades de saúde precarizadas. O presidente Otto Baptista esteve em contato frequente com o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, e pôde expor, nessas oportunidades, o melhor caminho para tirar o SUS e o serviço de saúde pública do caos que foi inserido nas últimas décadas.

Dessa maneira, o reconhecimento pelo serviço prestado para a população brasileira e para os médicos de todo o país chegou através da Comenda Charles Damian. Otto Baptista foi homenageado com esta medalha, a maior condecoração da Federação Nacional dos Médicos, que faz referência ao fundador e primeiro presidente da FENAM, em reconhecimento àqueles que dedicaram a vida ao sindicalismo.

''Essa homenagem representa muito para o sindicalismo capixaba. Demonstra que colocamos o Espírito Santo no movimento médico nacional. Minha vida é dedicada às lutas sociais e pela classe médica. Receber a condecoração máxima pelos serviços prestados a classe médica nacional, mostra que estamos no caminho certo, inclusive os médicos capixabas. Deixo a presidência da FENAM com certeza de dever cumprido, porém, certo de que tenho um longo caminho pela frente, assumindo agora, a vice-presidência da Confederação Nacional dos Médicos.'', afirmou o presidente do Simes, Dr. Otto Baptista.