Sobre

Comunicação


Diretoria do Simes se divide e atua em diversas frentes nessa segunda-feira (26). Viana, EBSERH, Findes e Cachoeiro de Itapemirim foram alvos de negociações
27/06/2017 - 17:58

O Sindicato dos Médicos teve forte atuação na última segunda-feira (26). Com agendas em diferentes municípios, a Diretoria do Simes esteve presente na Secretaria de Saúde de Viana para discutir melhorias na saúde pública. Na ocasião, diversas pautas foram levantadas, com foco nas condições de trabalho do médico e nas formas de contratação do profissional de medicina e a respeito da empresa contratada por um consórcio para médicos atuarem no P.A de Arlindo Vilaschi, em Viana, sendo uma forma de Terceirização em que o Simes quer saber de que maneira será o modelo de contratação desses médicos.

Recentemente, o Simes realizou uma visita ao P.A de Arlindo Vilaschi e diagnosticou inúmeras fragilidades no serviço de saúde pública. Esses problemas percebidos pelo Simes foram levantados durante a reunião com o Secretário de Saúde, Luiz Reblin e a Secretária de Administração de Viana, Emanuela Pedroso.

''Na última visita que o Sindicato fez ao P.A de Arlindo Vilaschi, vimos uma situação caótica e o que nos surpreende é que o povo está acostumado com a baixa qualidade do serviço prestado. O povo precisa saber que não é normal um Pronto Atendimento sem profissionais da pediatria, não é correto esperar mais de 3 horas por atendimento, sem que a unidade esteja completamente lotada.'', afirmou o presidente do Simes e da Fenam, Dr. Otto Baptista. ''Encontramos dezenas de caixas de medicamentos vencidos, empilhados próximos aos pacientes, separadas para descarte. O munícipe de Viana não merece passar por isso.'', finalizou o presidente.

Após extenso debate entre as partes, os representantes municipais agendaram definiram por uma reunião com o Prefeito para discutir as possibilidades de melhorias e darão um retorno ao Sindicato dos Médicos na próxima semana.

EBSERH
O Simes esteve presente em audiência de mediação sob a presidência da Procuradora do Trabalho, Dra. Maria de Lourdes Hora Rocha, na sede do Ministério Público do Trabalho. A mediação contou com a presença da diretora do Simes, Dra. Maria da Penha Gobbi e a advogada Dra. Karen Monte Alto, também representando a entidade.

A gestora da EBSERH informou que as escalas continuam deficitárias e informa que não tem autonomia para resolver a questão, pois depende da gestão superior do Governo Federal. Isso posto, as partes se reunirão com o presidente do Simes e da Fenam, Dr. Otto Baptista, para tratarem de uma articulação com o Ministério da Educação e do Planejamento. A mediação fica, então, suspensa por 90 dias.

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM
Os diretores do Sindicato dos Médicos do Espírito Santo também receberam para uma reunirão o secretário de Governo da gestão municipal de Cachoeiro de Itapemirim, Weydson Ferreira, para discutir o processo de seleção aberto no município com um salário de R$ 970,69 oferecido para a categoria médica.

''É inadmissível uma prefeitura de referência colocar o salário do médico a R$ 30,00 do salário mínimo. É um verdadeiro atentado à saúde pública.'', aponta o presidente do Simes, Dr. Otto Baptista. O Simes aguarda uma data para discutir diretamente com o Prefeito a possibilidade de anular o processo de seleção para a categoria médica, visto que o valor ofertado é amplamente abusivo e inaceitável.

REUNIÃO DE DIRETORIA
Ao fim do dia, a Diretoria do Simes se reuniu na sede da entidade para um follow up das atividades executadas desde o início do dia, além de debater outras pautas e bandeiras em que o Sindicato dos Médicos do Espírito Santo esteja envolvido. Durante a reunião, o Simes recebeu alunas do curso de Medicina da Universidade Federal do Espírito Santo para apresentar às futuras médicas o funcionamento e o cotidiano da entidade. Ainda, em paralelo, a Dra. Andrea Fiorini, diretora do Simes, se reuniu com médicas da FINDES para discutir detalhes da convenção coletiva dos médicos que trabalham na instituição. Na próxima segunda-feira, os médicos devem apresentar suas ponderações a respeito do novo contrato do acordo proposto pela FINDES.