Sobre

Comunicação


O descaso da gestão municipal da Serra
07/04/2017 - 14:36

Nos últimos anos, o município da Serra tem protagonizado os piores ataques à categoria médica e os demais servidores públicos da área da saúde. Em 2014, a classe médica já deflagrou um movimento de greve que durou meses na cidade serrana. Inclusive, a greve instaurada no primeiro semestre daquele ano continua em juízo.

A gestão do município da Serra, entretanto, aparenta não considerar o trabalho de seus servidores um ponto a ser valorizado para a melhoria do atendimento aos serviços básicos de saúde à população. Recentemente, o prefeito Audífax aprovou, junto à sua Câmara de Vereadores, uma lei que corta os salários de seus funcionários públicos, não apenas da saúde, como, também, da educação.

O que é ruim, contudo, pode piorar drasticamente. A Prefeitura da Serra assume e atesta sua incompetência em todos os níveis que se possa imaginar em termos de gestão pública. Somente neste ano de 2017, com apenas quatro meses corridos, a unidade de saúde de Novo Horizonte já sofreu mais de 15 invasões, com furtos e arrombamentos registrados. Agressões a médicos também foram registradas na unidade.

Desde o início dos arrombamentos, foram furtados ares-condicionados, computadores, remédios, materiais de laboratório, entre outros materiais imprescindíveis para o pleno funcionamento da UPA. Os médicos, constantemente assediados por pacientes. As péssimas condições da unidade de Novo Horizonte se dão, principalmente, pela retirada da guarda armada no local. Não existe proteção para os profissionais atenderem à população.

O município da Serra, área de altíssima periculosidade em todo seu perímetro, tem a alcunha de zona vermelha, não apresenta segurança em todos os âmbitos. Dessa forma, a segurança nas unidades de saúde deveriam ser reforçadas, o que, por incompetência e negligência do prefeito Audífax Barcelos, não acontece. Isso posto, o Sindicato dos Médicos do Espírito Santo considera o município impróprio para o trabalho médico e sugere que os médicos não prestem serviço através do município. Não existe segurança para o servidor público na Serra.